Fotos e entrevista: Luciano Bernz
Você sabia que para ter um bom cão de guarda, é essencial o dono do animal passar por treinamento também?
Pois é isso mesmo. Para saber mais dessa modalidade de segurança cada vez mais procurada, fomos conhecer o trabalho da Hundeplatz – Cães de Trabalho, localizada no bairro Progresso, onde fomos recebidos pelo proprietário Caio Barbosa.
Na oportunidade, duas pessoas estavam treinando junto com seus cachorros. Caio explica que é extremamente necessária a participação do dono do animal nos treinos. Além de ensinar os comandos ao cão, ele também ensina ao proprietário o que deve fazer para isso acontecer.
OBlumenauense: Caio, como funciona o treinamento do cão com seu proprietário?
Caio Barbosa: Nós treinamos os cachorros e avaliamos o momento em que podemos passar os comandos ao proprietário do animal. Não podemos deixar um cão de guarda muito agressivo, senão depois o dono não conseguirá conduzi-lo.
Por isso, intercalamos o treinamento entre eu e o proprietário. O cachorro acaba criando um vínculo com o adestrador e as outras pessoas acabam sendo estranhas. Mostramos de que forma ele deve conduzir o animal, a forma da abordagem, como ele tem que dar o comando de carinho ou punição.
Muita gente pensa que punição é bater no cachorro, não é isso. Quer dizer que você tem que mostrar uma postura diante do cão e fazê-lo entender que é o líder, e ele tem que lhe obedecer. O cachorro em que não se consegue mostrar isso, não aconselho a treiná-lo para guarda, porque pode morder o próprio dono.
OBlumenauense: Existe uma idade para que o cão possa ser treinado e qual o tempo de treinamento?
Caio Barbosa: Não tem idade. Claro que um filhote sempre dará uma resposta bem mais rápida. Esse Rottweiler tem quatro anos e já o treino há três meses com ótimo resultado. O tempo vai depender da aptidão do cão, mas no geral, requer no mínimo seis meses de treinamento onde o dono participa uma vez por semana. Tem casos em que peço a participação do dono mais vezes.
OBlumenauense: Além de treinar os cachorros das pessoas que vem até aqui, você vende o cão pronto para exercer a tarefa de guarda?
Caio Barbosa: Sim nós também vendemos, mas não alugamos. Primeiro vou analisar o perfil da pessoa e ver qual o cão que melhor se encaixa para proteger sua família e patrimônio. Essa pessoa também terá que passar por um treinamento junto com o cachorro para poder criar o vínculo do proprietário com o cão.
Quando o cachorro entender que seu novo proprietário é o líder dele, eu desligo o meu vínculo com ele. A partir daí, o cão só irá obedecer ao dono e aos demais membros da família, e até eu serei estranho pra ele.