Cadela é resgatada após ser abandonada amarrada debaixo de casa em Gaspar

A situação foi denunciada por vizinhos, que se comoveram com o sofrimento do animal.

Foto divulgada pela Prefeitura de Gaspar

Mais um caso de maus-tratos a animais mobilizou a Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) de Gaspar e a Polícia Militar na última semana. Uma cachorrinha foi encontrada em condições insalubres, amarrada sob a estrutura de uma casa no bairro Gaspar Grande.

A situação foi denunciada por vizinhos, que se comoveram com o sofrimento do animal. Ao chegar ao local, a equipe constatou que a cadela, de porte pequeno e pelagem caramelo, estava presa em um espaço úmido, escuro e sem ventilação, vivendo em total abandono.

De acordo com os relatos colhidos no local, os antigos tutores haviam deixado a cidade cerca de um mês antes, deixando a cachorrinha sozinha, sem qualquer tipo de assistência. Desde então, ela ficou amarrada, sem acesso adequado a água limpa ou qualquer cuidado básico. A única ajuda vinha de vizinhos solidários, que passaram a alimentá-la como podiam.

Batizada carinhosamente de Maria pela equipe de resgate, a cachorrinha apresentava sinais claros de negligência: estava extremamente magra, com infestação de pulgas e sintomas de sarna. Ela foi imediatamente levada para atendimento veterinário e, desde então, está sob os cuidados de um lar temporário.

Maria está recebendo tratamento completo para se recuperar e, assim que estiver saudável, será disponibilizada para adoção responsável.

A Dibea reforça que abandono e maus-tratos são crimes previstos em lei. Casos como esse podem e devem ser denunciados pelo número 190, da Polícia Militar, ou pelo link oficial da Diretoria de Bem-Estar Animal do município. As informações foram divulgadas pela Prefeitura de Gaspar.