Na manhã desta segunda-feira (11/11/24), foram retomadas as buscas pelo menino de 9 anos que se afogou na tarde de sábado (9), no rio dos Cedros, no município de Rio dos Cedros (SC). Cerca de 15 profissionais, incluindo bombeiros militares, bombeiros comunitários, policiais civis e integrantes da Defesa Civil Municipal, participam da operação.
As equipes estão ampliando a área de procura, revisitando pontos já inspecionados nos dias anteriores e explorando novas regiões. O trabalho também conta com o suporte de drones, que ajudam na cobertura aérea e oferecem imagens detalhadas da área. Caiaques infláveis também estão sendo utilizados para acessar trechos mais complicados do rio.
O ACIDENTE
O menino estava acompanhado da avó quando escorregou de uma pedra na margem do rio e foi levado pela forte correnteza. A avó tentou buscar ajuda, mas a criança desapareceu rapidamente. Segundo relatos de moradores, ele foi visto submergindo e não emergiu novamente.
Após o acidente, a CELESC foi acionada para fechar a comporta da barragem Rio Bonito Palmeiras, localizada acima do local onde ocorreu a queda. Isso trouxe maior segurança para as equipes e reduziu substancialmente o nível do rio, facilitando as buscas em alguns trechos.
Operação em áreas de difícil acesso
No domingo (10), as equipes percorreram cerca de 9,5 km do rio até a barragem de São José. O local apresenta desafios significativos, como pedras e correntezas fortes, que inviabilizam operações de mergulho e aumentam a dificuldade das buscas.
Apesar disso, os profissionais seguem utilizando uma combinação de recursos, como drones, caiaques infláveis e inspeções terrestres. As operações ocorrem entre às 7h e 18h, e as equipes permanecem empenhadas em localizar o menino desaparecido.
Infectologista fala sobre Sars-Cov-3, viroses de praia, importância da vacinação e outros temas