Durante todo o mês de junho foram promovidas diversas ações relacionadas ao meio ambiente. E se tem algo que praticamente todos os seres vivos têm em comum é a água, um recurso natural vítima da poluição do homem. Mas em Blumenau a BRK trouxe uma notícia boa para a população.
Os 27 pontos de monitoramento da concessionária responsável pelo esgotamento sanitário na cidade, registraram uma melhoria de 86% no Índice de Qualidade das Águas (IQA). Essa ferramenta permite uma avaliação detalhada da saúde dos corpos d’água ao monitorar parâmetros físicos, químicos e biológicos, identificando poluentes que podem ameaçar os ecossistemas.
O trabalho, que conta com a parceria do Senai, iniciou a avaliação em 2011 com 10 pontos verificados trimestralmente. A BRK destaca a importância dos dados que mostram a evolução da qualidade das águas à medida que o esgotamento sanitário se expande no município.
“O avanço do sistema de coleta e tratamento de esgoto está diretamente relacionado à melhoria do IQA, impedindo o descarte inadequado de resíduos nos recursos hídricos, o que é fundamental para a proteção ambiental e a saúde pública”, completa Francisco Wessner, gerente de operações em Blumenau.
A BRK cita exemplos em dois bairros beneficiados recentemente com a expansão do sistema de tratamento de esgoto. Na Velha, mais de 62% das residências estão conectadas à rede de saneamento, contribuindo para a preservação do ribeirão da Velha, que melhorou sua classificação de “índice péssimo” para “índice bom”. Foi uma evolução de aproximadamente 60% desde o início da operação.
Da mesma forma, o monitoramento do IQA no bairro Itoupava Norte revelou uma melhoria de 45% em poucos meses após a instalação do sistema de tratamento adequado.
Mês do meio ambiente
Durante o mês dedicado ao meio ambiente, a BRK está promovendo uma série de eventos para fomentar a sustentabilidade. Um deles foi a visita do núcleo de sustentabilidade da Associação Empresarial de Blumenau (Acib) às instalações da concessionária. Os participantes assistiram uma palestra, tiraram dúvidas e exploraram a área operacional.
Internamente, estão sendo conduzidas atividades para conscientizar os colaboradores sobre práticas ambientais e o correto descarte de resíduos, iniciadas em 5 de junho e que se estendem até o dia 28 deste mês. Entre as iniciativas, estão o “Dia sem Plástico”, que incentiva o uso de garrafas e copos retornáveis, uma palestra com o Samae de Blumenau sobre reciclagem e gestão de resíduos, e uma apresentação das ações realizadas.
No programa “Portas Abertas”, na ETE Fortaleza, foram programadas visitas de alunos da Dual International School, em 20 de junho, e de professores do Centro de Educação Infantil (CEI) Manoela Reinert, no dia 26 de junho. Essas iniciativas refletem o compromisso contínuo da BRK com a sustentabilidade e a educação ambiental, demonstrando um esforço para promover práticas que protejam e preservem o meio ambiente.