Nesta quarta e quinta-feira (17 e 18), acontece em Brasília a oficina “Socioaprendizagem no SUAS – Desafios Metodológicos” realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS). A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) na inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social no mercado de trabalho, foi convidada para mostrar o que foi desenvolvido em Blumenau.
A indicação para participar do evento foi da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação por conta da aplicação modelo do *Acessuas Trabalho desenvolvido no município. O objetivo da iniciativa é articular as políticas públicas para o encaminhamento das pessoas em vulnerabilidade ou risco social.
Durante o evento serão apresentadas três experiências e seremos o único município que irá mostrar seus métodos para inserção deste público. A estratégia da equipe do Acessuas é articular parcerias para oportunidades de trabalho ou qualificação, realizar os encaminhamentos e ainda acompanhar a trajetória das pessoas. Somente em 2016 foram realizados 3.430 atendimentos.
O secretário da assistência social, Oscar Casico Grotmann, ressalta que a equipe técnica do Acessuas também mobiliza o público alvo para que volte a estudar ou se qualifique para alcançar seus objetivos profissionais. “Quase metade do nosso público é jovem ou busca um novo trabalho, por conta disso oferecemos a profissionalização. Um deles é o Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT) que forma anualmente mais de 300 adolescentes, para que conheçam o funcionamento básico de uma empresa, como se relacionar, fazer e-mails ou preencher um cheque”.
* Com informações da Prefeitura de Blumenau | * Acessuas – Programa Nacional de Acesso ao Mundo do Trabalho