Brasil perde mais uma grande artista: Aracy Balabanian, de 83 anos

A consagrada atriz, conhecida por sua brilhante carreira no teatro e televisão, perdeu a batalha contra o câncer no pulmão.

Imagem: TV Globo / reprodução

Na manhã desta segunda-feira (7/08/23), o Brasil perdeu uma de suas mais talentosas e amadas atrizes, Aracy Balabanian, aos 83 anos. Diagnosticada com câncer no pulmão no final do ano passado, a artista estava internada em uma clínica do Rio de Janeiro, onde veio a falecer. A triste notícia foi confirmada por familiares e amigos, que lamentam a partida de uma figura tão icônica da arte brasileira.

Nascida em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Aracy Balabanian deu seus primeiros passos na televisão em 1965 ao estrelar “Antígona”, numa versão teleteatral pioneira da TV Tupi. Antes disso, a jovem artista já se destacava nos palcos, atuando em espetáculos com o grupo Teatro Brasileiro de Comédia, o TBC. Desde então, sua carreira brilhou tanto nos tablados teatrais quanto nos estúdios televisivos, conquistando o coração do público com sua versatilidade e talento ímpar.

Afastada da TV desde 2019, a veterana costumava dar o ar da graça em entrevistas, mas estava com a saúde debilitada desde 2022. A artista teve alguns relacionamentos, mas decidiu não ter filhos para se dedicar totalmente à carreira.

O legado de Aracy Balabanian é marcado por personagens memoráveis, sua dedicação à arte cênica e a contribuição para o enriquecimento da cultura brasileira. Sua personagem mais conhecida pelo grande público no teatro foi a socialite decadente Cassandra, no humorístico Sai de Baixo, gravado ao vivo do Teatro Procópio Ferreira de 1996 a 2002 para a Rede Globo de Televisão.