A árbitra internacional de boxe Michele Burigo Paulo está participando da etapa estadual dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), que acontecem em Concórdia (SC). As competições da modalidade esportiva iniciaram na noite de quarta-feira (13/11/24) com disputas no naipe masculino e seguem até domingo (17).
Com uma trajetória de seis anos como atleta antes de se tornar árbitra, Michele destacou a importância dos Jasc para o crescimento do boxe no estado. Ela ressaltou que a modalidade, uma das mais antigas no esporte mundial e presente nas Olimpíadas há muitos anos, está em expansão tanto no cenário nacional quanto internacional. “É gratificante para nós que integramos essa modalidade e contribuímos para o desenvolvimento dela”, comentou.
Michele também enfatizou que o boxe é um esporte seguro, embora muitas vezes mal compreendido. “O boxe possui uma infinidade de regras que priorizam a segurança dos atletas, tornando-o um esporte seguro. Apesar de ser visto por muitos como violento, tomamos todos os cuidados necessários. Isso se reflete no aumento da participação feminina, impulsionada por motivos como a defesa pessoal.”
O boxe feminino, segundo Michele, chegou muito tempo depois do masculino, mas vem ganhando força com o passar dos anos. Ela destacou que a entrada das mulheres no esporte é resultado de fatores como o aprendizado de técnicas de defesa pessoal e o fortalecimento da modalidade como um todo.
No programa dos Jasc desde 2019, o boxe passou de modalidade em exibição para esporte oficial, contabilizando pontos para a classificação geral das delegações.