Um morador da Rua Theodoro Kleine, no bairro Fortaleza Alta, em Blumenau, acionou o Corpo de Bombeiros Militar à 1h41 desta quinta-feira (23/02/23), depois que uma jararaca apareceu na calçada de sua residência.
O animal mede aproximadamente 50 cm e seu veneno pode ser fatal se a vítima não for atendida a tempo. Mas felizmente ela não atacou ninguém. Os bombeiros capturaram a cobra e a soltaram em um local ermo de mata fechada, longe de moradias.
O veneno da jararaca pode provocar lesões no local da mordida, como hemorragia e necrose dos membros afetados. Caso seja picado por uma cobra, não se deve amarrar o local, porque o torniquete aumenta o risco de necrosar o local e resultar até em amputação. Também não é indicado cortar o local, fazer perfurações ou sucção.
A recomendação é lavar o local da picada com água e sabão. O mais importante é levar a vítima o mais rápido possível ao hospital. Outro detalhe muito importante, mas um pouco mais complicado, é tentar identificar a serpente (se for possível tirar uma foto), o que facilitará a escolha do soro antiofídico a ser aplicado.