Uma gestante de 35 semanas passou por uma situação difícil no início da tarde desta quinta-feira (23/02/23) em Gaspar (SC). Ela estava no segundo pavimento de sua residência, tinha sofrido uma queda e estava com suspeita de fratura no fêmur.
Devido ao seu estado de saúde, seria impossível descer a escada. A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para ajudar e levá-la ao Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Os socorristas foram informados que a mulher tinha perdido o tampão mucoso do útero e seu peso poderia induzir um parto prematuro. Se naquele momento a criança saísse pela cabeça, o peso estrangularia a veia cava, o que poderia causar problemas na circulação sanguínea do bebê.
O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado às 13h27 para ajudar a removê-la do piso superior. Os socorristas avaliaram a situação e decidiram retirá-la pela varanda da residência. Foi colocado no local uma maca de ribanceira e elaborado um sistema duplicador de força 4:2, tudo ancorado nos caibros do telhado.
Em seguida a gestante foi cuidadosamente descida até o piso inferior. Após tudo dar certo, a mulher foi colocada na viatura do SAMU e conduzida ao hospital para receber atedimento médico.