Durante a Operação Veraneio, entre 16 de dezembro de 2023 e 21 de janeiro de 2024, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) alcançou um marco impressionante ao salvar 2.153 pessoas no litoral do estado. As vítimas enfrentaram riscos como correntes de retorno ou afogamentos, foram resgatadas com sucesso, totalizando uma média diária de cerca de 60 salvamentos nas 12 horas de operação dos postos guarda-vidas.
Além disso, os números indicam uma redução significativa de 40% nos óbitos por afogamento em comparação com a temporada anterior, passando de cinco para três mortes.
O CBMSC não se limita apenas ao resgate, investindo também em iniciativas educativas como o Projeto Golfinho. Este programa já formou quase 3 mil crianças nesta temporada, focando na conscientização sobre os perigos dos ambientes aquáticos e promovendo a cidadania e o cuidado com o meio ambiente através de atividades lúdicas.
A corporação enfatiza a importância da auto prevenção e da observação às medidas de segurança, como a escolha de áreas próximas aos postos de guarda-vidas para banho, atenção às sinalizações e orientações dos profissionais, além do respeito aos avisos sonoros e abordagens preventivas. Neste período, foram realizadas mais de 7 milhões e 450 mil ações preventivas, incluindo abordagens diretas aos banhistas e distribuição de pulseiras de identificação.
Na luta contra os afogamentos, a corporação solicita que a população nunca ignore os riscos associados às atividades aquáticas, lembrando que a prevenção é fundamental para evitar tragédias. O CBMSC tem se dedicado incansavelmente a essa causa, destacando 149 guarda-vidas militares e aproximadamente 2 mil voluntários civis, além de 262 alunos-soldados em estágio. A operação também conta com mais de 300 viaturas, incluindo aviões, helicópteros, moto aquáticas, quadriciclos e embarcações, garantindo uma cobertura eficiente em todo o litoral.
Por fim, a corporação reforça a importância das sinalizações nas praias, que são atualizadas diariamente e disponíveis no aplicativo CBMSC Cidadão. Diariamente, na ativação do serviço de guarda-vidas, uma bandeira retangular é fixada no posto para que todos que chegam à praia saibam, pela cor, qual é a condição do mar naquele dia. A bandeira vermelha significa alto risco de afogamento, a amarela médio risco de afogamento e a verde baixo risco de afogamento. Há ainda a bandeira retangular lilás, que indica se há incidência de água-viva naquela praia naquele dia.
Já na faixa de areia os guarda-vidas utilizam a bandeira triangular vermelha para indicar um determinado local naquela extensão do mar, que há presença de corrente de retorno e por isso, não é um local indicado para banho por apresentar alto risco de arrastamento e, consequentemente, afogamento.
Todas essas informações podem ser verificadas pelo cidadão antes mesmo dele sair de casa por meio do aplicativo CBMSC Cidadão (Android e IOS), no ícone Praias, que também é atualizado diariamente.
Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de SC