Bombeiros montam operação em Itajaí para atendimentos a vítimas de vendaval

Foto: Divulgação / CBMSC
Foto: Divulgação / CBMSC

 

Por Krislei Oechsler, CMBSC

As fortes rajadas de vento que atingiram o Litoral Norte na noite de terça-feira (25/4/17), e madrugada de quinta (26), causaram estragos em pelo menos 20 cidades. Uma das mais afetadas foi Itajaí, onde três pessoas morreram eletrocutadas. O Corpo de Bombeiros Militar montou um Sistema de Comando de Operações, na cidade, sede do 7° Batalhão de Bombeiro Militar, desde as primeiras horas da manhã. A iniciativa reúne várias forças num mesmo local para facilitar e agilizar os atendimentos decorrentes dos ventos. Equipes de força-tarefa de Blumenau e de Itajaí foram acionadas.

Os trabalhos do Corpo de Bombeiros de Itajaí e região se concentram ainda na desobstrução de rodovias e estradas em decorrência das inúmeras árvores que caíram na cidade. Muitas casas também foram danificadas e destelhadas. Os trabalhos são feitos em parceria com a Defesa Civil do Estado e outras insituições de apoio.

De acordo com o coronel BM César Assumpção Nunes Pires, comandante regional do Litoral, uma reunião com representantes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Estadual, da Prefeitura de Itajaí e de outras autoridades municipais e estaduais vai contabilizar os estragos, avaliar os atendimentos prestados e verificar se há a necessidade de manter a concentração dos trabalhos na região. “Tudo vai depender da previsão meteorológica para os próximos dias”, disse.

Já no Oeste do Estado, apesar das inúmeras ocorrências referentes a destelhamentos e quedas de árvores, não houve vítimas. De acordo com o comandante interino do 14°Batalhão de Bombeiro Militar, com sede em Xanxerê, major Walter Parizotto, não foi preciso acionar a força-tarefa pois as equipes das guarnições estão conseguindo atender à demanda, que também se concentra no corte de árvores para desobstrução de ruas.