O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atualizou por volta das 18h15 desta quarta-feira (8/05/24) o trabalho de apoio que está ocorrendo no Rio Grande do Sul por conta das fortes chuvas.
Segundo a corporação, uma equipe está atuando na região dos municípios de Lajeado e Encantado. No local, há 14 bombeiros e quatro cães de busca e salvamento focados nas áreas que sofreram deslizamentos.
Outra equipe de 33 bombeiros está em Canoas, cidade na área metropolitana de Porto Alegre. Eles auxiliam na remoção da população das áreas afetadas para os abrigos. Até o momento, foram resgatadas 159 pessoas e 79 animais nessa região.
A previsão de queda nas temperaturas e novas chuvas deve agravar a situação. Desde segunda-feira (6), quando houve o revezamento das equipes catarinenses, foram resgatadas 280 pessoas e 115 animais.
O CBMSC levou ao Rio Grande do Sul 12 viaturas, 17 embarcações, 11 motores de popa, uma mini-escavadeira, dois caminhões, um quadriciclo, drones e equipamentos para resgate em áreas deslizadas. Desde o dia 1º de maio, as equipes catarinenses já resgataram 2.474 pessoas, 436 animais e 11 pessoas em óbito.
Ver essa foto no Instagram