Bombeiros combatem incêndios em estufas de fumo de duas cidades no Alto Vale do Itajaí

As ocorrências aconteceram na tarde desta quinta-feira (7/11). A corporação de Presidente Getúlio foi acionada para auxiliar a de Vitor Meireles, mas no meio do caminho foi avisada sobre o segundo incêndio.

Incêndio em estufa de fumo em Witmarsum (SC) | Foto: Felipe Hellmann / Bombeiro Voluntário de Presidente Getúlio

Dois incêndios simultâneos mobilizaram o Corpo de Bombeiros Voluntários na tarde desta quinta-feira (7/11/24) no Alto Vale do Itajaí. Por volta das 15h10, a corporação de Vitor Meirelles (SC) pediu auxílio à de Presidente Getúlio (SC) para combater as chamas em uma estufa na localidade de Rio Denecke.

No entanto, durante o trajeto, a equipe da cidade vizinha foi interceptada por um motociclista na Serra Cambará, já no município de Witmarsum (SC). Ele informou sobre um incêndio em uma estufa de tabaco próximo ao local. Diante disso, os bombeiros de Presidente Getúlio decidiram cancelar a ida para Vitor Meirelles e priorizar o combate ao fogo na região onde estavam.

Ao chegar ao local, encontraram outras pessoas combatendo as chamas. Os bombeiros voluntários extinguiram o incêndio e realizaram o rescaldo utilizando aproximadamente 3.000 litros de água. O trabalho contou ainda com o auxílio de tratores da comunidade local.

A estufa, que armazenava 70 arrobas de fumo em secagem, foi totalmente destruída. Um galpão anexo também teve parte de sua estrutura atingida pelo fogo, mas a guarnição conseguiu impedir que ele se alastrasse para uma estufa vizinha, duas casas próximas e um rancho.

Os bombeiros destacaram a ação rápida da comunidade para evitar prejuízos maiores. Felizmente, ninguém ficou ferido na ocorrência.

 

Incêndio em estufa de fumo em Vitor Meireles (SC) | Foto: Cauam Ribeiro

Incêndio em Vitor Meireles 

Os Bombeiros Voluntários de Vitor Meireles foram acionados por volta das 13h30 e encontraram as chamas consumindo uma estufa de fumo na localidade de Rio Deneck, no interior do município. Havia o receio de que a estrutura de madeira e zinco, onde o tabaco estava em processo de secagem, desabasse.

Após quatro horas de trabalho e o uso de aproximadamente 13 mil litros de água, o fogo foi controlado e o rescaldo realizado. O caminhão-pipa da prefeitura prestou auxílio para garantir o abastecimento de água. Felizmente, ninguém ficou ferido.

Incêndio em estufa de fumo em Vitor Meireles (SC) | Foto: Cauam Ribeiro
Incêndio em estufa de fumo em Vitor Meireles (SC) | Foto: Cauam Ribeiro