O galpão de uma empresa de confecções, com aproximadamente mil metros quadrados, pegou fogo na manhã desta quinta-feira (12/10/23). Ele fica localizado na altura do km 26 da BR-470, no bairro Baú Baixo, em Ilhota (SC).
O Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade foi o primeiro a chegar, pouco antes das 9h. Em seguida, o Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar também foi até o local para dar suporte no combate às chamas. Bombeiros de Indaial e a Polícia Militar também prestaram apoio.
A área onde estavam duas máquinas colheitadeiras foi avaliada e realizado o isolamento com duas linhas de combate direto às chamas. O objetivo era proteger a residência ao lado, os maquinários e também um depósito de ureia armazenada nos fundos do galpão. Os bombeiros relataram que houve dificuldade para entrar no galpão porque havia uma colheitadeira que estava sem bateria e não foi possível retirá-la.
Nos fundos do imóvel, havia risco de parte de uma parede desabar. “Somente após o correto gerenciamento do risco foi possível a entrada dos bombeiros para o combate direto às chamas no interior da edificação”, relataram os bombeiros de Gaspar.
Após as chamas serem controladas, foi usada uma máquina escavadeira para retirar os materiais e permitir a realização do rescaldo. Foram utilizados aproximadamente 35 mil litros de água e mais 40 litros de espuma para auxiliar no abafamento dos materiais combustíveis.
Felizmente, foi possível salvar os maquinários agrícolas que estavam dentro do galpão, evitar que o incêndio se alastrasse para duas residências próximas e a parte do galpão onde era estocada ureia. Um caminhão tanque de Itajaí prestou apoio no combate ao incêndio.