A partir desta semana, a Instituição Comunitária de Crédito Blumenau Solidariedade (BluSol) inicia o serviço de troca de cheques em todas as unidades de atendimento de Santa Catarina. De acordo com o diretor de Operações da Blusol, Renato Ouriques, esta será mais uma oportunidade que movimentará o setor financeiro nos micro e pequenos negócios do Estado.
A prática de vendas a prazo é comum em grande parte do mercado, sobretudo em determinados setores, como os ramos de confecções, marcenarias, mecânicos, lojas, serviços em geral, entre outros. E pesquisas mostram que o pagamento em cheque ainda representa 60% das compras para os micro e pequenos negócios.
“O fato de um empreendimento vender a prazo aumenta a necessidade de capital de giro, devido ao descompasso gerado no fluxo de caixa. Isto ocorre porque boa parte do custo da empresa é a vista (principalmente os custos fixos), mas o recebimento pelas vendas que foram realizadas a prazo se dará em 30, 60 ou até mesmo 90 dias, conforme as condições de pagamento oferecidas pela empresa”, explica Ouriques.
Para operar este serviço, todos os agentes de crédito da BluSol passaram por treinamento de capacitação em fevereiro. O cliente que tem interesse em utilizar o serviço, deve procurar uma unidade próxima para obter maiores informações.
Com filiais em 12 cidades catarinenses que atendem à em 69 municípios, a instituição realizou desde a abertura até o final de 2015, 83.743 operações, girando mais de R$ 291 milhões.