Entrevista: João Paulo Taumaturgo | Texto: Claus Jensen
Entre os dias 27 de abril e 1º de maio, aconteceu o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu em Barueri, São Paulo, promovido pela CBJJ – Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu. O blumenauense Wesley Leonardo Niels, de apenas 10 anos, ficou em segundo lugar na competição, perdendo por detalhes, conforme nos disse sua mãe, Elen Leonardo que também competiu, assim como o pai. Conhecido como Mimo, o pequeno vice-campeão da categoria Infantil 1 (faixa colorida) já luta desde os 3 anos de idade.
No dia 14 de Julho, quando Mimo faz aniversário, ele irá participar pela terceira vez do do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu Esportivo, que acontece em São Paulo e é promovido pela CBJJE Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo. Em 2016 ele foi vice-campeão e todos esperam que nesse ano ele fique em primeiro. Os pais dele também estarão competindo no mundial e viajarão com os alunos.
No último sábado (7/5/16) foi promovida uma pastelada para arrecadar fundos, permitindo que ele participe do mundial. “Para o [campeonato] brasileiro, nós pais ajudamos, mas contamos também com amigos e familiares. Estamos nessa busca de patrocínios desde o início do ano, mas é muito difícil. Em 2016 o Mimo já participou de campeonatos em Curitiba, Balneário Camboriú e Florianópolis. Só no mês de abril, ele já lutou em seis campeonatos seguidos de judô e jiu-jitsu juntos”, fala com orgulho a mãe.
Esse ano Mimo também participou pela primeira vez do sul-brasileiro de judô, onde ficou em quinto lugar, porque ele tem 10 anos e luta na categoria sub 13. Segundo a mãe “Ele pega os moleques de 12 anos e bate de frente”. Mais um talentoso lutador em Blumenau que promete nos orgulhar.