Blumenauense conquista medalha de prata nos Jogos Parapan-americanos de Jovens

 

Por Aline Franzoi Santos Fleith [PMB], com fotos do Comitê Paralímpico Brasileiro

O paratleta Joalisson Macimino dos Santos, que atua em Blumenau há cerca de uma década, coroou sua participação nos Jogos Parapan-americanos de Jovens 2017 com uma medalha de prata. Ele integrou a seleção brasileira de futebol de 7 na competição que ocorreu em São Paulo, e terminou neste domingo (26/3/17).

Joalissom foi considerado um dos destaques do time, ocupando posição de titular em toda a competição. A seleção brasileira perdeu a final para a Argentina por 2×1 na prorrogação e ficou com o segundo lugar. Além do jogador, o blumenauense Alex Sandro Pereira participou da competição no tênis de mesa. “Apesar de ter sido eliminado nas primeiras etapas, conseguiu se superar no desempenho, realizando boas jogadas e volume de jogo”, avalia a diretora do Paradesporto de Blumenau, Giselle Margot Chirolli.

Segundo ela, os atletas blumenauenses receberam muitos elogios por seu desempenho e sua postura durante a competição. “Eles foram exemplares tanto nos jogos, como na educação e respeito fora das quadras. Nossos professores estão de parabéns porque este é um reflexo do seu trabalho”, acrescenta Giselle.

Além da importante experiência de participar de uma competição internacional, os paratletas tiveram a oportunidade de receber palestras e capacitações com campeões paralímpicos sobre a continuidade da vida de um atleta após parar de competir.

Esta foi considerada a maior edição dos Parapan-americanos, com cerca de 800 atletas de 19 países, disputando 12 modalidades. O Brasil foi o grande campeão com o maior número de medalhas conquistadas: foram 66 de ouro, 41 de prata e 32 de bronze.

A próxima edição dos jogos ocorrerá em 2021, em sede a ser anunciada.