Blumenau terá o primeiro curso de licenciatura em dança de SC

Apresentação da escola Master Ballet em dezembro de 2016 | Foto: Vanderléia Macalossi
Apresentação da escola Master Ballet em dezembro de 2016 | Foto: Vanderléia Macalossi

 

O curso de licenciatura em Dança da FURB começará as aulas no próximo dia 26 de julho, juntamente com os demais cursos de graduação, ofertando 30 vagas. É o primeiro curso de dança do estado de Santa Catarina e um anseio antigo da comunidade artística catarinense. Vai preparar o estudante para exercer a profissão de professor e bailarino, por meio de estudos teóricos e práticos.

Nesse semestre 2017-2 a entrada se dará por processo seletivo especial, para o turno matutino. As inscrições e matrículas iniciam dia 17 de julho e vão até 4 agosto.

Segundo o coordenador do curso, professor Marco Aurelio da Cruz Souza, a formação dança deste curso terá o foco na docência, no pesquisador e no artista, sendo essa constituída em um núcleo: Formação didático-pedagógica, e quatro campos: Disposição Poética; Formação estética/estésica e ética, Formação teórica e Competências Técnicas.

Desta forma, o Licenciado em Dança da FURB se constituirá num professor-artista-pesquisador capaz de assumir a função de agente da transformação sociocultural por meio da Dança, que conhece e domina as técnicas e metodologias da dança e da docência em dança, numa perspectiva crítica diante da realidade artística e educacional com vistas à compreensão, análise e interação das manifestações culturais”, explica.

O corpo docente para primeira fase será composto por professores da casa, e a medida que o curso for acontecendo será necessário realizar concursos para completar a equipe, afirma o coordenador.

A comissão de criação do curso foi composta pelos professores Carla Carvalho, Karla Lucia Bento, Marco Aurelio da Cruz Souza e Roberto Murphy constituída pela Portaria 00612017, e tiveram apoio incondicional da professora Rita Buzzi Rausch, diretora do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (CCEAL) e do reitor João Natel. “Com a abertura do curso, a FURB é uma das poucas universidades do país que oferece graduação nas quatro linguagens da Arte: Artes Visuais, Música, Teatro e Dança”, destaca a professora Rita.

A reivindicação pelo curso de Dança no Estado integra um conjunto de ações nacionais e estaduais dos artistas da dança que visam gerar maior reconhecimento ao setor, bem como pela regulamentação da profissão e melhoria do acesso a informações especializadas.

Este curso também pretende preencher a lacuna existente na região do Vale de Itajaí no que se refere à formação docente coerente com as especificidades da atualidade e à pesquisa em arte no que tange a processos metodológicos de ensino-aprendizagem, processos criativos e teoria em dança.

São muitas as evidências desta necessidade da criação deste curso, haja vista que o nosso Estado possui forte tradição de dança, pontua o coordenador:

  • Joinville foi a cidade escolhida para acolher a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, a única filial fora da Rússia. Santa Catarina recebe anualmente mais de 6.000 bailarinos no maior Festival de Dança do Mundo em Joinville;
  • Somos conhecidos pelo Estado que mantém inúmeros Festivais de Dança nos mais variados estilos; somente no Vale do Itajaí são em média de 15 festivais de dança que mobilizam escolas de ensinos formais e não formais;
  • Nossa região, de grande tradição europeia, possui diversos grupos de danças tradicionais vinculados aos mais diversos clubes que mantém a tradição com a dança;
  • Em Blumenau existem diversos projetos sociais como o Pró-família, escolas públicas e particulares que possuem projetos envolvendo diversos estilos de dança;
  • Encontra-se em Blumenau a Escola Pró-Dança, vinculada ao Teatro Carlos Gomes, de tradicional ensino de diversos estilos de dança, ainda a escola de Dança da Master Ballet, na Academia Master com um projeto significativo na área da dança clássica;
  • Em Gaspar existe um projeto de dança nas escolas e CDIs, bem como na Associação Amigos da Dança possuem grande atividade que envolve diversos estilos de dança;
  • Na área escolar a Fesporte, órgão do governo do estado, circula Santa Catarina com a caravana da Dança e o Festival Escolar Dança Catarina, no qual professores de Educação Física e de Artes se desdobram para criação de trabalhos coreográficos por não possuírem uma formação de professores específica voltada para área da Dança”.

“Muitos bailarinos se tornam professores, porém sem oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos específicos e acabam reproduzindo o que receberam em sua caminhada que inicia bastante cedo. Estes eventos e projetos mencionados são de extrema importância para manutenção e incentivo aos profissionais da dança, entretanto, não dão conta sozinhos de organizar o processo formativo de um bailarino e ou professor, de propiciar a profissionalização da área e de incentivar o desenvolvimento das pesquisas em dança. Tornava-se, portanto, urgente a implantação do curso de licenciatura em dança na FURB para nortear as atividades docentes que vêm sendo exercidas há décadas em SC na informalidade e também oferecer suporte pedagógico a esta prática que ocorre em longa escala por todas as regiões do estado”, ressaltou o professor Marco Aurelio da Cruz Souza.

Além disso, a FURB conta atualmente com quatro grupos de dança como projeto de extensão na FURB: Danças Alemãs, Dança de salão, Danças urbanas e Dança contemporânea.

“Este investimento mostra a preocupação da gestão de nossa Universidade com a demanda cultural. O vale do Itajaí destaca-se pelos inúmeros grupos de dança independentes e estúdios de Dança particulares. Uma graduação em dança na FURB, por estar dentro de uma Universidade, estará fortemente ligada ao ensino, pesquisa, extensão e cultura, o que compreendemos ser ponto fulcral para que a produção artística desta área possa ser alimentada por meio dos inúmeros questionamentos e incertezas”, explica Souza.

Como o curso pretende trabalhar com foco voltado para os diálogos entre as danças populares e contemporâneas, pretende-se criar uma identidade onde o pertencimento social terá destaque, podendo encurtar as distâncias territoriais do Estado.

DANÇA

Título conferido: licenciado
Duração: 8 fases (4 anos)
Turno: matutino (seleção especial)

Diferenciais do curso

  • Participação em projetos de extensão: Grupo de Danças Alemãs da FURB, Grupo de Danças Urbanas da FURB, Grupo de Danças de Salão da FURB; Grupo de Dança Contemporânea da FURB, Arte na escola.
  • Oportunidades de apresentação das suas produções artísticas.
  • Viagens de estudo a festivais estaduais e nacionais de dança.
  • Oportunidades de intercâmbios internacionais.
  • Possibilidade de atuação como bolsista de iniciação científica em projetos de pesquisa.
  • Salas de dança com espelho e linóleo.
  • Laboratório Cênico para ensaios e espetáculos.
  • Sala de trabalho corporal com piso anti-impacto.
  • Sala de maquiagem com bancada, espelhos e iluminação adequada.

Áreas de atuação:

Professor de dança na Educação Básica

Professor em escolas de dança

  • agente cultural

Dançarino

  • pesquisador na área de dança
  • responsável por elaboração e aplicação de projetos culturais na área de dança
  • coreógrafo
  • preparador corporal
  • coordenador de grupos de dança
  • assessor em espetáculos cênicos (teatro, circo, ópera, musical)
  • encenador
  • ensaiador

Mais informações pelos telefones: 3321.0690/0251/0253/0254 ou na página do curso de Dança.

Texto de Michel Ivon Imme Sabbag