A Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau será parceira da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica em um mutirão nacional de reconstrução mamária. As cirurgias serão feitas em pacientes mastectomizadas por câncer. O mutirão ocorre entre os dias 24 e 29 de outubro e é programado para este mês com o objetivo de intensificar a conscientização do tratamento do câncer de mama, além de ajudar a melhorar a autoestima das pacientes.
Em Blumenau serão operadas, sem custo algum, oito pacientes que já aguardam o procedimento pelo SUS. As cirurgias serão realizadas no Hospital Santo Antônio (HSA), por uma equipe médica em que três profissionais são da Semus e outros são voluntários no mutirão. Todos os materiais e implantes serão fornecidos pelo hospital.
Em todo o país várias cidades aderiram ao mutirão e em Santa Catarina serão 50 pacientes operadas. De acordo com o médico cirurgião plástico Hércules Moreira Lima, mesmo após o mutirão a Secretaria continua realizando as reconstruções durante o ano todo, e não apenas as de mama. Por mês, entre 12 e 20 pacientes passam por algum procedimento de reconstrução. A mastectomia é o procedimento cirúrgico de remoção de uma ou ambas as mamas.