Blumenau terá Central de Emergências para unificar chamadas de socorro

Corpo de Bombeiros, SAMU e Polícia Militar compartilharão atendimento na nova estrutura.

Corpo de Bombeiros, SAMU e Polícia Militar compartilharão atendimento na nova estrutura
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, anunciou nesta quarta-feira (5/02/25) a criação de uma Central de Emergências em Blumenau, que reunirá as chamadas do Corpo de Bombeiros Militar, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Polícia Militar.

A central atenderá todas as ligações de emergência feitas a partir de números com o prefixo 47, direcionando os chamados para os serviços competentes. Uma estrutura semelhante será instalada em Florianópolis para o prefixo 48.

O anúncio foi feito ao lado do prefeito de Blumenau, Egídio Ferrari, e do Secretário da Defesa e Proteção do Cidadão, Mário Hildebrandt, que assumiu o cargo no início de fevereiro. Os detalhes operacionais da nova central ainda não foram divulgados, mas a expectativa é de que a unificação das chamadas agilize o atendimento e otimize os recursos das forças de segurança e emergência na região.

Moção de repúdio e protestos

Na sessão de terça-feira (4), a Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou uma Moção de Repúdio contra o governador pela transferência da central de atendimento do Corpo de Bombeiros para Balneário Camboriú. A proposta foi apresentada pelo vereador Adriano Pereira (PT) e justifica que a mudança gerou demora no atendimento das ocorrências, principalmente em incêndios.

Além da manifestação do Legislativo, o tema também gerou protestos de diversos segmentos da sociedade, que apontam impactos negativos na resposta às emergências na cidade. Diante dessa preocupação, os vereadores também aprovaram uma segunda moção, proposta por Jean Volpato (PT), fazendo um apelo ao Governo do Estado para que a central seja reinstalada em Blumenau. O documento destaca a importância estratégica da unidade na cidade e o impacto direto na eficiência dos atendimentos de emergência.