Blumenau terá 20 estações de reparo para bicicletas e 150 novos paraciclos

Prefeitura investiu R$ 100 mil com recursos do Fundo de Calçadas do Conselho de Planejamento Urbano.

Foto: Marcelo Martins [PMB]

Cada vez mais pessoas utilizam bicicletas como meio de transporte ou para lazer em Blumenau. Mas podem problemas durante o percurso, como pneus descalibrados, parafusos e freios soltos ou até correntes desalinhadas. Talvez você precise realizar repentinamente ajustes em selins e pequenos reparos nos aros e rodas.

Uma boa notícia para os ciclistas. A Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan) deu início à instalação de 20 estações de reparo para bicicletas, estrategicamente distribuídas pelo município. Além dessas estações, serão colocados 150 novos paraciclos em várias regiões da cidade.

Para instalar os equipamentos com ferramentas foram investidos aproximadamente R$ 100 mil. Os recursos vieram Fundo de Calçadas, vinculado ao Conselho de Planejamento Urbano do município.

Foto: Marcelo Martins [PMB]
Cada estação está equipada com bombas de ar manuais para garantir a pressão adequada dos pneus, além de um conjunto de ferramentas, incluindo chaves Allen, chaves de fenda e chave de boca, que permitem desde o aperto de parafusos até a correção de falhas em freios e selins.

A Seplan planeja expandir a instalação desses equipamentos para outras áreas da cidade conforme a demanda.

Foto: Marcelo Martins [PMB]
Pneus descalibrados ou vazios:

Durante o uso, os pneus das bicicletas podem perder pressão ou, em alguns casos, ficarem completamente vazios. Isso compromete a estabilidade e a segurança do ciclista. As bombas de ar disponíveis nas estações permitem que os usuários recalibrem os pneus, ajustando a pressão para o nível ideal.

Foto: Marcelo Martins [PMB]
Parafusos Soltos:

O uso constante da bicicleta pode fazer com que parafusos em componentes como guidão, selim, pedais e rodas se soltem. Isso pode afetar o controle e a segurança da bicicleta. As chaves Allen e de fenda disponíveis nas estações permitem que os ciclistas apertem esses parafusos, garantindo que tudo esteja bem fixado.

Selim desajustado:

Um selim que está muito alto, baixo, ou inclinado pode causar desconforto e dificultar a pedalada. As estações oferecem as ferramentas necessárias para ajustar o selim à altura e ao ângulo correto, melhorando a ergonomia e o conforto do ciclista.

Foto: Marcelo Martins [PMB]