Blumenau terá 100% da rede pública interligada por fibra óptica própria

fibra-optica

Iniciou nesta semana a troca e implantação da rede de cabos de fibra ótica que abastecem os principais prédios públicos de Blumenau. Por meio da Secretaria de Gestão Governamental (Segg), em parceria com o governo do Estado, será possível a viabilização dessa melhoria.

Atualmente 51 instituições ou unidades que abrigam serviços públicos já possuem a fibra ótica em Blumenau, o que corresponde a cerca de 70 Km de cabos, que neste momento terão sua tecnologia alterada. Até o final de agosto a previsão da Segg é atualizar a tecnologia de 22 instituições, como o Ambulatório Geral do Garcia, a Pró Família e os terminais urbanos do Garcia, Proeb e Fonte.

A rede será ampliada com a implantação da fibra ótica em mais 270 locais, atingindo 100 % dos prédios públicos municipais, em aproximadamente 210 Km de cabeamento óptico. A previsão é de que até o final desse ano os trabalhos estejam concluídos. A migração da tecnologia também contemplará 90 câmeras de vigilância eletrônica e seis locais de monitoramento.

A mudança aumenta a capacidade de transmissão de dados entre as unidades, proporcionando mais agilidade aos processos internos, rapidez na busca de serviços e informações na internet, melhorando assim a prestação de serviços aos cidadãos por meio de sistemas como o Pronto, que faz o gerenciamento dos serviços de saúde. Outros benefícios são a rapidez na prestação de suporte aos computadores e periféricos da rede de informática municipal e a unificação do sistema telefônico.

Futuramente a nova fibra ótica deve facilitar a continuidade da implantação de pontos de acesso à internet gratuita, pelo Programa Blumenau Conecta, e ainda a unificação do gerenciamento do sistema semafórico do município.

Por Marília Prado, SECOM / Blumenau