Em julho, o Parque Vila Germânica de Blumenau sediará uma edição do Prêmio Queijo Brasil, a primeira premiação voltada para a qualidade dos queijos artesanais brasileiros. Entre os dias 4 e 9, acontecerá a etapa de avaliações dos queijos inscritos, considerada a mais importante, em que os jurados seguem regras internacionais adaptadas para cada estilo de queijo.
A premiação tem como objetivo estimular a ampliação do mercado consumidor de queijos, divulgar a diversidade dos produtos nacionais e buscar a aproximação com quem aprecia a qualidade. A intenção também é valorizar o produtor e estimular a melhoria dos queijos produzidos no Brasil, por meio do intercâmbio de conhecimento entre fabricantes, consumidores e especialistas.
A Feira de Produtores é um espaço destinado para negócios entre produtores e comerciantes ou restaurantes. O queijo é uma experiência gastronômica, resultado de várias técnicas de fabricação, cada vez mais sofisticadas e desafiando os paladares mais exigentes. O evento ocorre de forma paralela entre os dias 7 e 9.
Histórico
Idealizado por Bruno Cabral, o Prêmio Queijo Brasil foi resultado da união de esforços entre Mercearia Mestre Queijeiro, Slow Food Brasil e Revista Prazeres da Mesa, que em 2014 decidiram se unir e realizar o Prêmio Queijo Brasil. Hoje o Prêmio Queijo Brasil tem apoio da Revista do Queijo.
Em 2014 foi realizada a primeira edição do Prêmio Queijo Brasil no SENAC, Faculdade de Gastronomia em São Paulo. Em 2016, com um novo modelo e nova estrutura organizacional, o Prêmio foi realizado com a união de quatro comerciantes e um pesquisador. Em 2019, o PQB decide realmente “ganhar” o Brasil e, pela primeira vez, realiza o evento fora de São Paulo.
Santa Catarina recebeu o Prêmio Queijo Brasil em Florianópolis, marcando o início desse novo ciclo. Com a criação da COMERQUEIJO, a terceira edição ganhou força com 20 organizadores, e em 2017, foi realizada a terceira edição.
Para acompanhar o projeto, você pode acessar as redes sociais @queijobrasi.