Entre os dias 9 a 14 de novembro, Blumenau será a casa do esporte Paralímpico. A Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), com apoio da Prefeitura Municipal de Blumenau, por meio das Secretarias de Educação e do Esporte e Associação de Paradesporto de Blumenau (APESBLU) promovem o Campeonato Brasileiro Feminino de Bocha Paralímpica, além do Brasileiro de Futebol PC Segunda Divisão.
A cerimônia de abertura única para ambas as modalidades ocorreu às 10h30 desta terça-feira (9) no Complexo do SESI , local que receberá as competições. O evento teve a participação da Banda Municipal.
A diretora de Desenvolvimento do Paradesporto, Bea Zipf, Bom, destaca que é uma honra para Blumenau sediar o primeiro campeonato exclusivamente organizado para mulheres no mundo de bocha paralímpica, além do Brasileiro de Futebol PC. “Será especial receber tantos paratletas e convidados em nossa cidade e proporcionar a melhor experiência com estes eventos. Além disso, teremos nossos paratletas competindo e representando Blumenau, o que muito nos orgulha”, completa.
A organização dos campeonatos garantirá aos envolvidos a infraestrutura e segurança necessária, dentro de rígidos protocolos contra a Covid-19, incluindo as acomodações. A programação com os horários das disputas pode ser consulta no site da ANDE.
Bocha Paralímpica
O Brasileiro Feminino de Bocha Paralímpica será o primeiro campeonato exclusivamente organizado para mulheres no mundo na modalidade. A competição vai contar com a participação de 33 clubes de diversas regiões do país.
São 184 inscritos na competição entre paratletas, assistentes e técnicos. Blumenau estará representada com duas atletas do Programa de Paradesporto, Andreia Porfirio (Classe BC4) e Gabriela Bonatti (Sem Classe).
Futebol para PC
Com a participação de oito equipes, sendo sete nacionais e uma internacional. O Campeonato Brasileiro de Futebol PC Segunda Divisão terá a participação de 112 pessoas, entre atletas e técnicos. Os atletas de Futebol do Paradesporto de Blumenau estarão disputando a competição pela equipe de Santa Catarina.
Além do time de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí e a Federação do Chile completam os integrantes do torneio. Os chilenos pelo segundo ano fizeram contato com a ANDE para participar da competição, como forma de preparação para os Jogos Parapan-Americanos de 2023.
A modalidade consiste em equipes com sete jogadores pertencentes às classes menos afetadas pela paralisia cerebral. Apesar de não estar entre as 22 modalidades que estiveram no programa paralímpico de Tóquio, o Futebol PC é uma modalidade que vem crescendo em todo o mundo e no Brasil.
Fonte: Prefeitura de Blumenau