Blumenau resgata a tradição em feiras de informática e tecnologia

infofair-brasil

Um dos principais polos de informática do país, com pouco mais de 500 empresas de software, a cidade de Blumenau busca resgatar sua tradição em feiras voltadas ao segmento. Entre os dias 03 e 06 de setembro, o setor 2 da Vila Germânica abrigará a primeira edição da Infofair Brasil – Congresso e Feira Brasileira de Produtos e Serviços, Softwares, Tecnologias de Informação e Segurança Eletrônica. A promoção é da Via Ápia Eventos.

A Infofair Brasil é uma feira focada para o mundo corporativo e apresentará as mais recentes tecnologias da Informação do mercado mundial, envolvendo todos os processos de automação, logística e segurança eletrônica para o comércio atacadista e varejista, com soluções em hardware e software, tais como: ECF, RFID, E-commerce, E-business, Efficient Consumer, Response, soluções para logística, PDVs, balanças inteligentes, scanners, services machines, coletores de dados, impressoras térmicas, suprimentos e Hand Helds.

Premiação para ideias inovadoras

Em parceria inédita com o Sebrae, a Infofair Brasil desenvolverá o concurso Infoindeias, premiando soluções inovadoras no segmento da tecnologia de informação. As ideias serão cadastradas no endereço: http://www.viaapiaeventos.com.br/infoideias. Serão selecionadas 10 ideias que serão apresentadas e julgadas no dia 06, às 17 horas. O projeto vencedor receberá um prêmio de R$ 5.000,00 e terá a oportunidade de ter sua ideia financiada pelos patrocinadores.

Adquirindo conhecimento

wesley_barbosa_facebookAo longo dos quatro dias de Infofair, os profissionais de TI contarão com amplo leque de palestras e cursos técnicos. A programação do Congresso Infofair vem sendo definida em parceria com o Núcleo de TI da ACIB. Paralelamente ocorrerá a Semana de TI da ACIB. wesley_barbosa_facebookA principal palestra está programada para o dia 04 de setembro, às 19 horas, com o executivo Wesley Barbosa e o tema “Inovação que vem da caixa”. O palestrante é líder de desenvolvimento de mercado do Facebook no Brasil e pela primeira fez faz apresentação na Região Sul. Foi executivo de negócios do Baidu — O Google Chinês – para a América Latina, sendo o primeiro estrangeiro do departamento internacional da empresa em Pequim, trazendo o serviço de busca para o Brasil em 2012.

Liderou startups chinesas de games sociais como o Colheita Feliz do Orkut. Em sua formação acadêmica possui educação executiva em Negociação porHarvard Law School, Inovação e Marketing por Columbia Business School e MBA em Marketing na Fundação Getúlio Vargas. O profissional defende que o conceito “pensar fora da caixa”, na criação de novos produtos, nem sempre é verdadeira. No entanto, ressalta que é possível seguir métodos pré-estabelecidos para conduzir um processo de inovação e cita três passos principais: a subtração, a divisão e a soma de atributos.

Negócios Inovadores

Outro conferencista confirmado é Rodrigo Peter Schilling, da Effott Soluções. Seu tema será “Inovação, Governança e Modelos de Negócios Inovadores. O profissional tem um curriculum amplo que inclui MBA executivo em gerenciamento de projetos; certificação internacional ITIL v3/v2, Cobit 4.1 e ISO. Rodrigo tem expertise na área de negócios e tecnologia da informação como Gerente de Soluções/Inovação, Executivo de novos negócios e gestão de projetos em grandes empresas, com Totvs, Bunge Alimentos, Senior e HBSIS. Também atua como professor/palestrante em instituições de ensino nos cursos de pós-graduação e graduação nas disciplinas de governança de TI, governança corporativa, inovação, engenharia de software, gerenciamento de projetos e sistemas de informação. Blumenau, polo de informática A relação de Blumenau com a informática começou em 1970, quando a cidade recebeu o bureau de processamento de dados do Centro Eletrônico da Indústria Têxtil (CETIL), que seria o primeiro pólo industrial da região.

Logo após profissionais da região iniciaram o que hoje é o Blusoft ¬ Blumenau Pólo de Software, movimento que foi imediatamente acolhido, em seu conceito, pela área acadêmica, pelo poder público municipal, que criou a COMSOFT – Comissão de Desenvolvimento do Setor de Software de Blumenau, que em junho de 1992 adquiriu personalidade jurídica e foi transformada em BLUSOFT. A cidade abriga hoje cerca de 500 empresas de software, com um faturamento estimado de R$ 240 milhões. Blumenau atrai profissionais de todo o país, além de empresas internacionais instaladas na cidade, a exemplo da alemã T-Systems. O município não possui companhias de grande porte, mas caracteriza-se pela diversificação. É a região que sedia o maior número de empresas de base tecnológica, distribuídas por segmentos específicos bastante variados. Na década de 90, Blumenau sediou o Blusoft Brasil. Foi uma feira pioneira, desenvolvida pela mesma empresa que organizava a Fenasoft em São Paulo. O evento serviu para abrir um canal de negociação direta com o mercado da região entre as empresas de software e produtos de informática do polo tecnológico.

Patrocinadores

A Infofair já conta com as primeiras empresas e instituições patrocinadoras. A primeira a confirmar adesão foi a HBSIS, empresa de Blumenau. A empresa atua com soluções para a área de medicina preventiva, conselhos profissionais, logística e distribuição e outsourcing de TI. “Buscamos solidificar a nossa atuação no mercado de TI catarinense, criando novas oportunidades de negócio e também na captação de talentos para a empresa”, explica o gerente de marketing da HBSIS, Odair Behnke. Quem passar pelo estande irá conferir todas as informações do portfólio da companhia, composto pelas soluções HB Conselhos, HB MDM, HB Prever e outsourcing de TI. BRDE, Badesc e Caixa também assinam o evento. Sebrae e Senior são apoiadoras institucionais. O BRDE prevê uma conversa com os participantes, onde apresentará suas diversas linhas de crédito, entre elas a MPME Inovadora que apóia a micro, pequena e média empresa inovadora com taxa de juros fixa de 4% ao ano. Destaca-se também a linha Inovacred para inovação de produtos, processos, organização e marketing, crédito que inclui até o investimento em mão de obra para o desenvolvimento de software, com prazo de oito anos para pagar, com dois de carência, tendo custo total à empresa da TJLP que está em 5% ano ano.

EVENTO:

Infofair Brasil – Congresso e Feira Brasileira de Produtos e Serviços, Softwares, Tecnologias de Informação e Segurança Eletrônica.

Data: 3 a 6 de Setembro
Local: Vila Germânica (Setor 2), em Blumenau)

Horários:

  • Quarta à sexta-feira: 14h às 21
  • Sábado: 10h às 21h

Acesse:  site oficial | Facebook | Twitter

Texto: Giovani Vitória – Jornalista