Blumenau registrou mais de mil casos de dengue nos últimos 4 dias

Os dados são do boletim da doença divulgado pela Prefeitura desta segunda-feira (27/05). Há 41 pessoas hospitalizadas, 7 delas na UTI.

Imagem: OBlumenauense

Entre sexta e segunda-feira (24 e 27/05/24), foram registrados 1.086 casos novos de dengue em Blumenau. O relatório foi divulgado hoje (27) de manhã pela Secretaria de Promoção da Saúde, que também revelou um total de 1.322 focos do mosquito Aedes aegypti pelo município.

Muitas dessas pessoas precisaram ficar hospitalizadas, sete delas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) devido à gravidade da situação. Outras 34 estão em enfermarias, sob atenção dos profissionais de saúde.

Não está fácil. É muito comum ouvir algum amigo, familiar ou conhecido que está ou ficou doente recentemente. As empresas também enfrentam defasagem por causa dos profissionais que se recuperam.

Os principais focos do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue, foram identificados pelos agentes de endemias nos bairros Progresso (180), Salto do Norte (145), Itoupava Norte (145), Itoupava Central (142), Badenfurt (136). Os moradores da Água Verde (128), Garcia (124), Velha (108), Itoupavazinha (107) e Velha Central (107) também precisam ficar muito atentos nas suas regiões.

Os profissionais vistoriam residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais. Inclusive se você tiver uma denúncia, entre em contato com o Programa de Combate à Dengue, por meio do OuvidorSUS no telefone 156 (opção 4) ou pelo telefone 3381-7770. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Se preferir, pode até registrar on-line, clicando aqui.

Acha que está com dengue? Confira os sintomas mais comuns:

A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.

Caso esses sintomas correspondam ao que está passando, procure atendimento médico, mas se prepare para as filas. Farmácias também vendem testes para dengue, mas muitas vezes é necessário fazer mais de um (período de ) para identificar a doença.

TIPOS DE EXAMES DISPONÍVEIS NO BRASIL PARA DETECTAR A DENGUE:

ANTÍGENO NS1:

  • Quando fazer: Nos primeiros dias da infecção (até o 5º dia), quando o vírus está se replicando ativamente no organismo, permitindo um diagnóstico precoce.
  • O que analisa: Alveja uma proteína específica do vírus da dengue chamada NS1, que está presente nos 4 sorotipos da doença.
  • Modalidades disponíveis: Teste rápido na farmácia ou laboratório/unidade de saúde (via picada no dedo para coletar uma gota de sangue) e laboratorial (via coleta de sangue).
  • Tempo para resultado: No caso do teste rápido, o resultado pode sair entre 15 e 30 minutos, dependendo do local onde o exame foi feito. Em laboratórios, pode levar de uma a duas horas.

SOROLOGIA

  • Quando fazer: Após o 6º dia de sintomas.
  • O que analisa: Detecta os anticorpos produzidos pelo sistema imunológico do paciente em resposta à infecção.
  • Modalidades disponíveis: Teste rápido na farmácia ou laboratório/unidade de saúde (via picada no dedo para coletar uma gota de sangue) e laboratorial (via coleta de sangue).

RT-PCR

  • Quando fazer: Pode ser feito em estágios iniciais da doença.
  • O que analisa: Identifica o material genético do vírus no sangue do paciente, permitindo a diferenciação dos quatro sorotipos do vírus da dengue existentes.
  • Sensibilidade: É altamente sensível.
  • Tempo para resultado: Não foi especificado, mas é um método eficaz para detectar o vírus precocemente.

Lembrando que a escolha do teste depende do momento da infecção e dos sintomas apresentados. Se você suspeita de dengue, é importante procurar um profissional de saúde para avaliação adequada e orientação sobre qual teste realizar.

Centro de Atendimento Dengue

Para garantir atendimento a todos os pacientes e auxiliar no acolhimento das unidades de saúde e como retaguarda para os hospitais foi criado o Centro de Atendimento Dengue (CAD) em Blumenau. O local recebeu melhorias e passou a contar com um espaço para infusão, confortável e restrito. São 60 poltronas disponibilizadas à população que precisa permanecer mais de 5 horas no Centro para
administração de medicamentos endovenosos e subcutâneos.

Tanto o CAD, quanto o espaço para infusão estão localizados no Campus 3 da Furb, na Rua São Paulo, 2.171, e atendem das 7h às 22h.

Vacinação

A aplicação do imunizante contra a dengue conforme recomendado pelo Ministério da Saúde (MS), nas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a vacina, basta procurar por uma das unidades de saúde do município com sala de vacina ativa. O esquema de aplicação da vacina contra a dengue é duas doses com um intervalo de três meses entre elas, e tem o objetivo de reduzir hospitalizações e óbitos pela doença.

Essa é uma das partes mais importantes desse texto e não é novidade há anos: como evitar a proliferação do Aedes aegypti

  • Elimine água parada de todos os recipientes;
  • Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, coloque areia até a borda;
  • Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
  • Mantenha lixeiras tampadas;
  • Deixe os depósitos de água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
  • Plantas como as bromélias, devem ser evitadas, pois acumulam água;
  • Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
  • Mantenha ralos cobertos com telas de malha fina para evitar que o mosquito tenha acesso ao local;
  • Lave recipientes com depósito de água, como potes de comida e água dos animais, com escova ou esponja e detergente, no mínimo uma vez por semana;
  • Se for necessário que o recipiente fique com água, como no caso de ralos, utilize hipoclorito;
  • Retire a água acumulada em lajes;
  • Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em banheiros pouco usados;
  • Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
  • Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da Dengue.