Em Blumenau, o Procon observou um aumento de 27,26% nos processos iniciados por consumidores em 2023, alcançando 4.643, em comparação aos 3.675 de 2022. Alexandre Caminha, coordenador da instituição na cidade, destaca que isso é reflexo da intensificação das ações informativas da Prefeitura e da presença ativa do Procon Móvel nos bairros, facilitando o acesso do público ao serviço. Caminha ressalta o papel vital da comunicação na conscientização dos consumidores sobre seus direitos e como proceder em casos de denúncia.
Apesar do crescimento no número de processos, houve uma queda de 30% no total de atendimentos em 2023, totalizando 24.643, contra 34.929 do ano anterior. Destes, 16.348 foram presenciais, realizados tanto na sede quanto nos postos da Vila Itoupava e Garcia, e 5.703 por meio do WhatsApp do Consumidor.
A pesquisa revelou também uma mudança nos setores mais denunciados. Pela primeira vez em cinco anos, o setor de telefonia não lidera o ranking, sendo ultrapassado pelos estabelecimentos bancários. Seguem na lista os serviços de viagens aéreas, revenda de veículos e concessionárias, e, em quinto lugar, problemas relacionados a boletos fraudulentos em compras online.
O cenário demonstra um cenário dinâmico na relação consumidor-empresa em Blumenau, com a população se mostrando mais proativa e informada em seus direitos e deveres.