Na terceira semana epidemiológica de 2025, entre os dias 12 e 18 de janeiro (2025), Blumenau contabilizou 99 novas notificações de dengue e 106 focos do mosquito Aedes aegypti. A Secretaria de Saúde segue monitorando as novas notificações, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Apesar do aumento dos focos, nenhum caso foi confirmado e não há registro de óbitos neste início de ano.
Os bairros com maior número de focos são a Velha, com 18 registros, e o Garcia, com 16. Na sequência aparecem Salto do Norte (11), Progresso (10) e Itoupava Norte (9). Outros bairros como Tribess, Itoupava Central e Testo Salto registraram sete focos cada. Já Do Salto e Badenfurt aparecem com seis focos.
Cuidados e Vacinação
A dengue pode se manifestar com sintomas como febre alta (39° a 40°C), dor de cabeça, dores pelo corpo, fraqueza e manchas na pele. Em caso de suspeita, a recomendação é procurar imediatamente orientação médica.
Blumenau também intensifica a vacinação contra a dengue, direcionada a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. As doses estão disponíveis nas unidades de saúde com sala de vacinação ativa, sendo necessário um intervalo de três meses entre as duas aplicações, conforme orientação do Ministério da Saúde.
Denúncias e Combate
A colaboração da comunidade é essencial para combater o mosquito transmissor. Denúncias de focos podem ser feitas pelo Programa de Combate à Dengue, por meio do telefone 156 (opção 4) ou pelo número (47) 3381-7770. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Há também a opção de registrar denúncias online, facilitando o trabalho das equipes de controle.
Com atenção redobrada, o município reforça a importância da prevenção e da eliminação de possíveis criadouros do mosquito para evitar a proliferação da doença.