A Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) de Blumenau, introduziu um protocolo de manejo clínico da dengue, uma iniciativa pioneira de Santa Catarina. O objetivo é proporcionar aos profissionais da saúde um recurso adicional para a identificação precisa do estágio da doença em pacientes, facilitando assim a escolha do tratamento adequado.
Diferentemente do método anteriormente utilizado, o novo aplicativo oferece um suporte significativo na tomada de decisões, permitindo uma resposta mais rápida e eficaz.
Marcelo Lanzarin, o secretário de Promoção da Saúde, ressaltou a importância da implementação do aplicativo como um marco no esforço de combate à dengue, destacando sua capacidade de orientar os profissionais sobre o procedimento correto em casos suspeitos da doença.
Jaqueline Mocelin, responsável pela gestão regulatória, complementou afirmando que a unificação dos processos de atendimento através deste protocolo não só melhora a eficácia do tratamento mas também contribui para a diminuição dos índices de morbidade e mortalidade associados à dengue.
Com 18.272 casos prováveis e seis óbitos registrados até o momento, Blumenau se empenha em uma abordagem integrada e multifacetada para combater a dengue, combinando tratamento clínico eficaz, controle do vetor e iniciativas educativas voltadas para a prevenção.
Sinais e sintomas
A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.
Pontos de hidratação
Como forma de ampliar o atendimento para pacientes com a doença foi estruturado e ampliado mais de 500 pontos de hidratação nas unidades de saúde do município. O caminho para acesso é sempre o posto de saúde de referência do usuário.
Central de Monitoramento
Assim como no período da pandemia de Covid, a Prefeitura de Blumenau acionou uma Central de Monitoramento com 12 profissionais preparados para atender os casos prováveis de dengue do município e acompanhar a evolução na cura da doença. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com o objetivo de detecção precoce de sinais de sintomas de alerta ou gravidade, e, também, para acompanhar o hemograma de controle.
A Central fica na Escola Técnica do SUS (ETSUS) e o atendimento acontece de forma ativa pelo telefone. Vale lembrar que a equipe vai priorizar os casos com comorbidades associadas e o paciente só ganhará a alta da Central depois da avaliação médica.
Centro de atendimento dengue
Para garantir atendimento a todos os pacientes e auxiliar no acolhimento das unidades de saúde e como retaguarda para os hospitais foi criado o Centro de atendimento dengue (CAD) em Blumenau. Mais de 5.060 consultas foram realizadas no local, que recebeu melhorias. O espaço passa a contar com um local para infusão, confortável e restrito. São 60 poltronas disponibilizadas à população que precisa permanecer mais de 5 horas no Centro para administração de medicamentos endovenosos e subcutâneos.
Tanto o CAD, quanto o espaço para infusão estão localizados no Campus 3 da Furb, na Rua São Paulo, 2.171. O expediente, da equipe multiprofissional de 20 pessoas – composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem – acontece em formato de porta aberta, sete dias por semana, incluindo feriados, com horário ampliado das 7h à meia-noite.
Aquisição de pulverizadores
A partir desta semana, a equipe de combate à dengue passará a contar com mais três pulverizadores. A aquisição ampliará e otimizará a área de atuação dos agentes.
Recolhimento de materiais e entulho
Os agentes de endemias seguem vistoriando residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos do mosquito, mas a população também pode denunciar locais com possíveis focos. Basta entrar em contato com o programa de combate à dengue, por meio do OuvidorSUS, no 156 (opção 4) ou pelo WhatsApp (47) 3381-7770. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Conforme a demanda, além do intensivo trabalho dos agentes de endemias, as equipes da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) e do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) são acionadas para recolher materiais e entulhos em locais específicos.
O descarte de eletrodomésticos da linha branca e móveis inservíveis também pode ser solicitado pela população por meio da Central de Resíduos Sólidos do Samae, localizada na Rua Engenheiro Udo Deeke, 430 – fundos do Terminal Aterro. No local, a equipe dá a destinação correta para cada tipo de resíduo. O serviço não tem custo. Mais informações podem ser obtidas diretamente pelo telefone 115.
Com informações de Elaine Malheiros, da SECOM/BNU