Blumenau reconhece o grau como esporte e abre espaço para atletas de wheeling

Nova lei garante estrutura adequada para treinos e competições, dando mais segurança e visibilidade à prática das manobras com motos e bicicletas.

Imagem (via IA): OBlumenauense

O wheeling, também conhecido como “grau”, é um esporte que consiste na execução de manobras e acrobacias com motocicletas ou bicicletas. Apesar de ter milhares de adeptos em todo o Brasil, especialmente entre os jovens, a prática enfrentava dificuldade em ser reconhecida oficialmente como esporte, o que limitava o acesso a apoio, patrocínio e espaços apropriados para treinos.

Foto: Odair José da Silva

Essa realidade começou a mudar em Blumenau com a sanção da lei, que reconhece oficialmente o wheeling como modalidade esportiva no município. A medida assinada assinada pelo prefeito Egídio Ferrari nesta segunda-feira (7/04/25), atende a uma demanda dos próprios atletas, que agora passam a contar com um respaldo legal para buscar profissionalização e participar de competições estaduais, nacionais e até internacionais.

A iniciativa é resultado de um projeto apresentado pela vereadora Cristiane Loureiro (PODEMOS), em parceria com praticantes da modalidade. Entre eles está João Carlos da Silva Neto, conhecido como “Panga da RX”, que há cerca de 20 anos atua no wheeling. “Esse é o primeiro grande avanço dessa modalidade tão aclamada pelos jovens. Agora, de forma mais segura e regulamentada, podemos trazer esse público para perto da sociedade através de um esporte”, comentou.

Com a nova legislação, também está prevista a criação de espaços adequados para a prática do wheeling. Nesses locais poderão ser realizados treinos, encontros e campeonatos de forma segura e dentro da legalidade, respeitando as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Foto: Odair José da Silva

“Além de reconhecer o wheeling como esporte, a lei ajuda a canalizar os praticantes para ambientes organizados e supervisionados, promovendo o incentivo à profissionalização e à segurança”, reforçou Cristiane Loureiro, que acompanhou de perto a elaboração do projeto junto com os atletas.

A regulamentação é um marco para a modalidade em Blumenau e reforça o avanço do esporte como prática organizada, segura e em crescimento no Brasil.