Blumenau recolhe mais de 3 mil pneus no combate ao mosquito da dengue

Além de eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti, a ação também tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre a importância do descarte adequado desses materiais.

Foto: Eraldo Schnaider [PMB]

Entre janeiro e novembro de 2024, a Prefeitura de Blumenau, por meio do Serviço de Combate e Prevenção à Dengue da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), recolheu mais de 3 mil pneus descartados pela população.

A iniciativa tem como foco eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, além de conscientizar a comunidade sobre a importância do descarte adequado desses materiais.

A equipe do Programa de Combate à Dengue atua em diversos pontos da cidade e está à disposição para recolher pneus inutilizados. A população pode solicitar o serviço pelo telefone (47) 3381-7775.

Eleandra Casani, coordenadora do Serviço de Combate e Prevenção à Dengue, reforça a necessidade do engajamento coletivo, especialmente com a chegada do verão. “O tempo quente e chuvoso favorece o surgimento de novos focos. A colaboração da população é essencial para evitarmos a propagação dessas doenças e garantirmos mais saúde para todos.”

Jaqueline Mocelin, secretária de Promoção da Saúde, também destacou o impacto positivo da ação: “Agradecemos a todos que colaboraram com o recolhimento desses mais de 3 mil pneus. Essa ação demonstra a consciência ambiental da nossa comunidade e contribui significativamente para a prevenção da dengue e outras arboviroses em nossa cidade.”

Cuidados para evitar a proliferação do mosquito

Além do recolhimento de pneus, o Programa de Combate à Dengue realiza vistorias em locais com potenciais criadouros do mosquito. A população é orientada a adotar medidas preventivas em casa e nos ambientes de convivência, como:

  • Eliminar água parada de recipientes;
  • Evitar pratos em vasos de plantas;
  • Guardar garrafas com o gargalo para baixo;
  • Manter lixeiras tampadas e depósitos de água bem vedados;
  • Evitar plantas que acumulam água, como bromélias;
  • Tratar piscinas com cloro e limpá-las semanalmente.

Outras ações incluem manter ralos cobertos com telas finas, lavar potes de água para animais com escova e detergente semanalmente, remover água acumulada em lajes, dar descarga regularmente em banheiros pouco usados e manter tampas de vasos sanitários fechadas.

O esforço coletivo para prevenir a proliferação do Aedes aegypti é essencial para reduzir os riscos de doenças e garantir um ambiente mais saudável para toda a cidade.

Fonte: Prefeitura de Blumenau

Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
Foto: Eraldo Schnaider [PMB]