Em março e abril, Blumenau recebe o projeto Jazz Catarina, que trará shows gratuitos e abertos à comunidade sempre às 20h30 no espaço da Don Pub. As apresentações contarão com uma banda-base de instrumentistas da cidade e mais um artista convidado por noite.
O Projeto Jazz Catarina é patrocinado pelo Edital Aldir Blanc 2021e executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. O idealizador e coordenador artístico do projeto é o baixista Caio Fernando, da Bass Studio Vibe.
A primeira apresentação está agendada para o dia 15 de março com o guitarrista Ozeias Rodrigues, e na segunda, no dia 29, quem subirá ao palco será o saxofonista Braion Johnny Zabel. Já no dia 5 de abril, a também saxofonista Suelen Mondini mostrará todo o seu talento; e no dia 12, o convidado da noite é o pianista Fabio Oliveira. Todas as ações seguirão os protocolos sanitários vigentes, devido à pandemia de Covid-19.
“O Projeto Jazz Catarina é muito importante para difusão e formação de plateia para a música instrumental, em especial para o jazz e a música brasileira. Em geral o gênero é desconhecido para novas gerações, sendo uma música que tem uma profunda relevância histórica e que até hoje tem uma efervescente cena mundial de novos compositores por aí”, afirma Caio Fernando. Ele destaca a importância do evento reunir grandes músicos e compositores promovendo um importante intercâmbio.
“O artista Caio Fernando é nossa referência artística, além de ser um nome unificador na cena instrumental. O projeto é um baita incentivo para o início do processo de criação de uma noite de Jazz na cidade blumenauense que irá beneficiar artistas e profissionais da cultura de diferentes partes do estado”, diz a produtora executiva do projeto Soila Freese.
JAZZ CATARINA
Horário: 20h30
Local: Don Pub | Rua Padre Jacobs, nº 177, Subsolo, no Centro de Blumenau
Evento gratuito e aberto à comunidade
MARÇO
Dia 15 – guitarrista Ozeias Rodrigues
Dia 29 – saxofonista Braion Johnny Zabel
ABRIL
Dia 5 – saxofonista Suelen Mondini
Dia 12 – pianista Fabio Oliveira
CONHEÇA UM POUCO SOBRE OS ARTISTAS CONVIDADOS
OZEIAS RODRIGUES
Natural de Itajaí (SC), o guitarrista desempenha um trabalho voltado para o jazz e à música brasileira, participando de forma ativa no cenário de música instrumental no Sul do Brasil. Ozeias Rodrigues participou de diversos festivais, entre eles o Internacional Jazz Day, festival de música de Itajaí, entre outros. O mais recente álbum do instrumentista, Something To Say, foi gravado em 2018, em Amsterdam, na Holanda, em um duo com o músico Alex Rossi. Instagram: @ozeiasguitar
BRAION JOHNNY ZABEL
Saxofonista e clarinetista (sideman), Braion Johnny Zabel é blumenauense mas mora em Itajaí (SC). Integrante da banda catarinense Brass Groove Brasil e do PercuSax Quinteto. Braion Johnny é figura constante ao lado dos mais diversos nomes da música catarinense, além de exercer um expressivo trabalho de gravação para produtores de todo o Brasil. Fazem parte do repertório do artista versões clássicas e algumas releituras de Stan Getz, Coleman Hawkins, Dexter Gordon e Gerry Mulligan. Instagram: @braionsax
SUELEN MONDINI
Saxofonista e clarinetista, Suelen Mondini é estudiosa dos processos de ensino-aprendizagem em música. Natural de Gaspar (SC), ela tem um canal no YouTube que aborda assuntos relacionados à docência e performance em música. É autora do livro método START SAX, obra didática de iniciação e fundamentos básicos ao saxofone. Atualmente leciona à distância para alunos no Brasil e no exterior e assessora alunos de três cursos online de própria autoria.
Produz material didático e infoprodutos com foco em teoria musical, ensino de instrumento, desenvolvimento técnico no saxofone e no clarinete, entre outros. Tem um projeto solo com a mistura de saxofone, música pop e música eletrônica, onde atua como Dj e instrumentista simultaneamente. Suelen ainda atua em parceria e trabalhos com as marcas Gonzalez e Yamaha, entre outras. Instagram: @suelenmondini
FABIO OLIVEIRA
Pianista e compositor natural de Joinville (SC), Fabio Oliveira integra a Joinville Jazz Big Band, é pianista no ballet Bolshoi e fundador do projeto de música instrumental Trio Babitonga. Em 2021 participou do festival Semente Música Viva, com o acordeonista Bebê Krammer, evento com curadoria de Yamandu Costa. Também participou do festival Pianístico – O Tom que nos une, levando ao palco o projeto Trio Babotonga, com composições autorais e releituras, dividindo a programação com grandes pianistas do Brasil e do mundo.
No mesmo ano participa do 23º festival de música de Itajaí, com a participação especial do contrabaixista Glauco Solter, levando ao palco o Trio Babitonga. Realiza ativamente gravações de piano e teclado em diferentes projetos e estilos musicais. Instagram: @fabio.oliveirapiano