Blumenau recebe o 5º seminário de estudos sobre teatro para crianças e jovens

Encontro, que é paralelo ao 25º Fenatib, vai debater palhaçaria e comicidade

Entre os dias 16 e 18 de setembro, o Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, recebe o 5º Seminário de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens. O evento, que ocorre em paralelo ao 25º Festival Nacional para Crianças e Jovens de Blumenau (Fenatib), apresentará discussões sobre “Palhaçaria e Comicidade” com renomados especialistas nacionais e internacionais. Direcionado a educadores, pais, pesquisadores, estudantes e profissionais do teatro, o encontro promete fomentar o cenário teatral.

 

Cláudio Saltini

16 de Setembro: A abertura será marcada pela palestra “Intervenção de Palhaçaria” ministrada pelo pedagogo e especialista Cláudio Saltini, com base em sua trajetória na Cia. Circo de Bonecos. O destaque da companhia é a mescla entre teatro de bonecos e jogo clownesco. Os participantes terão, após a explanação, um momento de interação com o palestrante em um bate-papo moderado pelo diretor Osvaldo Gabrieli do Grupo Teatral XPTO.

 

Walter de Souza Junior

17 de Setembro: O professor Dr. Walter de Sousa Júnior trará à luz a discussão “O Palco e o Picadeiro”. Especialista em Comunicação, Walter discorrerá sobre temáticas como liberdade de expressão e censura. Com vasta experiência acadêmica, incluindo atuação na ECA/USP, ele tem 12 livros publicados. A mediação ficará a cargo do diretor teatral e pesquisador, Professor Dr. Valmor Nini Beltrame.

 

Álvaro Assad

18 de Setembro: Encerrando o evento, Álvaro Assad falará sobre “A Arte da Palhaçaria”. Além de sua atuação como Jarbas na série “Turma da Mônica”, Assad tem profunda formação e pesquisa em Teatro e Mímica. A coordenação desta palestra estará sob a responsabilidade do professor Dr. Antonio Lauro de Oliveira Goes.

Esta edição do seminário é uma iniciativa do Instituto de Artes Integradas (Inarti) em conjunto com a Secretaria de Cultura de Blumenau (SMC). Financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o evento tem inscrições gratuitas, que podem ser realizadas através do site inarti.org.br.