Blumenau recebe Campeonato Catarinense de Futebol de Mesa no Norte Shopping

Evento inicia neste sábado (8/02) e terá torneios ao longo do ano, além de oficinas abertas ao público.

Foto: Tiago Schumacher

O Campeonato Catarinense de Futebol de Mesa começa neste sábado (8/02/25), às 14h, na Praça Central do Norte Shopping, em Blumenau. O torneio seguirá a regra dos 12 toques e será disputado em quatro etapas ao longo do ano, reunindo atletas de diferentes regiões de Santa Catarina.

Além das partidas, no domingo (9), o público poderá participar de oficinas e assistir a partidas demonstrativas, com a presença de jogadores e membros da Federação Catarinense de Futebol de Mesa (FCFM).

Foto: Tiago Schumacher

Calendário de competições no Norte Shopping

  • 1ª Etapa do Campeonato Catarinense (12 toques): 8 de fevereiro
  • Campeonato Sul-Brasileiro (12 toques): 22 e 23 de março
  • Copa do Brasil (Dadinho 9×3): 17 e 18 de maio
  • 2ª Etapa do Campeonato Catarinense (12 toques): 7 de junho
  • Finais do Campeonato Catarinense (12 toques): 12 de julho
  • Competições da regra Pastilha: 2º semestre (datas a definir)

Blumenau será um dos principais polos da modalidade no país neste ano. Além das etapas do Catarinense, o Norte Shopping sediará o Campeonato Sul-Brasileiro da regra 12 toques, em março, e a Copa do Brasil da regra Dadinho 9×3, em maio, reunindo atletas de diferentes clubes do Brasil.

“A parceria com o Norte Shopping é uma grande oportunidade de divulgar e projetar nosso esporte. Santa Catarina recebeu o Campeonato Brasileiro de Clubes em 2024, e este ano teremos uma agenda cheia de competições, consolidando Blumenau como referência do futebol de mesa no estado e no Brasil”, comenta Luciano Almeida, diretor da FCFM.

Foto: Tiago Schumacher

O que é o futebol de mesa?

O futebol de mesa, também chamado de futmesa, simula partidas de futebol utilizando botões, bolas e campos em miniatura. O esporte tem diversas variações de regras, sendo a dos 12 toques uma das mais populares. Conhecida por muito tempo como “Regra Paulista”, ela determina que cada jogador pode fazer até 12 toques coletivos antes de finalizar ao gol. As partidas duram 20 minutos, divididos em dois tempos de 10 minutos, com um intervalo de até três minutos.

O evento é gratuito e aberto ao público, com mesas oficiais para adultos e mesas adaptadas para crianças, incentivando a participação de toda a família e promovendo o resgate da cultura do futebol de mesa no estado.