Por Aline Franzoi Santos Fleith [PMB]
Pelo terceiro mês consecutivo Blumenau manteve um saldo positivo de geração de empregos com carteira assinada. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de janeiro a março o município teve um saldo de 2.043 contratações, ficando atrás apenas de Joinville no ranking estadual. Já no índice nacional, Blumenau ocupa a 9ª posição.
Os dados de março foram no caminho inverso do Brasil e de Santa Catarina. Enquanto o país e o Estado registraram quedas drásticas nos índices de emprego – com saldos negativos de mais de 63 mil vagas fechadas em nível nacional e 4 mil em nível estadual – Blumenau manteve o número positivo. Foram 162 contratações a mais do que o número de demissões registradas ao longo do mês. Novamente, a indústria foi o setor que alavancou o índice na cidade.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Moris Kohl, os índices apontam para uma retomada do crescimento econômico. “O aumento na geração de empregos é muito importante para o desenvolvimento de nossa economia e de modo especial pelo saldo positivo ser proveniente do setor industrial, o que acaba também influenciando positivamente outros setores”.
Ranking de Blumenau por Setor – Março
- Indústria: 194
- Comércio: 19
- Serviços: 0
- Extrativa Mineral: – 1
- Agropecuária: – 1
- Serviços Industriais e Utilidade Pública: -2
- Construção Civil: – 11
- Administração Pública: – 36