Blumenau faz participação histórica na Oktoberfest de Munique, a maior do mundo

Participaram da sangria do barril de chopp e do desfile na capital da Baviera, o prefeito, o secretário de turismo e a realeza da festa no Vale do Itajaí.

Foto: divulgação / Prefeitura de Blumenau

 

Ao meio-dia (horário local) do último sábado (16/09/23), o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, juntamente com o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, foram convidados de honra da cerimônia de sangria do primeiro barril da Oktoberfest de Munique, na Alemanha. A Realeza da festa blumenauense também se fez presente no evento que promove a aproximação entre as duas maiores Oktoberfests do mundo.

Dentre as autoridades alemãs presentes estavam o prefeito de Munique, Dirk Reiter, e o governador da Baviera, Markus Soeder. “Conversamos com eles sobre nossa festa, nossa cultura e o quanto a Oktoberfest em Munique serviu de inspiração para a nossa em Blumenau. Foi uma troca de experiências fantástica, que reforça o reconhecimento ao trabalho que nossa equipe tem realizado pelo turismo de nossa cidade e do Vale Europeu”, destacou Greuel.

À noite, as autoridades blumenauenses jantaram com o presidente da Oktoberfest de Munique, Clemens Baumgärtner, e o secretário de turismo da cidade, Benedikt Brandmeier.

Desfile oficial

O desfile na capital da Baviera ocorre sempre no primeiro domingo da festa, com um percurso de aproximadamente 6 quilômetros. Milhares de pessoas marcaram presença, com as ruas lotadas de moradores e visitantes que acompanharam as apresentações.

“Recebemos um convite para acompanhar as autoridades e pudemos apreciar o desfile, observando sua riqueza em detalhes e sua extensão. Durou mais de 3 horas pelas ruas de Munique. É diferente dos nossos em Blumenau, pois tem uma característica mais tradicional. Contudo, é realmente belíssimo, e estar nesse lugar de destaque nos trouxe muita satisfação”, explicou Mário Hildebrandt.

Troca de canecos

No final da tarde de domingo, Hildebrandt e Brandmeier trocaram os canecos oficiais das duas maiores Oktoberfests do mundo. “Voltamos para Blumenau com o sentimento de missão cumprida, prontos para realizar também a nossa 38ª Oktoberfest”, ressaltou Greuel. O prefeito e o secretário reforçaram o convite para que a comitiva de Munique esteja em Blumenau em outubro, e a expectativa é que isso ocorra.

Confira o vídeo divulgado por Mário Hildebrandt: