De acordo com a medição das 7h desta sexta-feira (17/11/23), o nível do Rio Itajaí-Açu atingiu 9,08 metros de altura em Blumenau. Com isso, registra-se a sexta enchente em pouco mais de um mês e meio.
Desde a meia-noite, o nível aumentou 1,12 metro, com uma média de elevação de 16 centímetros por hora. Essa média de aumento tem diminuído, e a projeção para as 8h é de 9,20 metros.
O abrigo E9, da Igreja Evangélica Livre de Blumenau (IELBLU), está aberto desde a noite de ontem (16), acolhendo uma família composta por dois adultos, uma criança e um cachorro. Conforme dados da Defesa Civil, foram registradas 12 ocorrências: cinco deslizamentos, um destelhamento, quatro análises de risco e duas quedas de árvore. Felizmente, não houve feridos.
Situação das barragens
De acordo com os dados da Defesa Civil de Santa Catarina, a barragem Sul (Ituporanga) está com a capacidade do reservatório em 56,17%. Das cinco comportas, apenas uma está aberta.
Já na barragem Oeste (Taió), onde todas as sete comportas estão fechadas, 54,98% do reservatório está ocupado. Ambos os dados foram atualizados às 7h18.
Na Barragem Norte, em José Boiteux (SC), a capacidade do reservatório está em 42,13%, com uma comporta fechada e outra aberta.
PREVISÃO DO TEMPO
Nesta sexta-feira, o desenvolvimento de um sistema de baixa pressão entre o norte do RS e SC combinado com o Jato de Baixos Níveis (JBN) favorece a condição para chuva intermitente no decorrer do dia, sendo que em alguns momentos essa chuva ocorre na forma de pancadas isoladas de chuva acompanhadas de trovoadas. Não se descarta o risco de chuva intensa em curto espaço de tempo.
A temperatura máxima não deve passar de 24°C enquanto a mínima foi registrada às 3h quando fez 21,4°C. Vento fraco de quadrante leste.
Sábado (18)
Deve ocorrer pouca mudança na condição do tempo. A atuação de um sistema de baixa pressão e posteriormente a passagem de uma frente fria sobre Santa Catarina, segue mantendo a condição para pancadas isoladas de chuva com trovadas em Blumenau.
Não se descarta o risco de chuva intensa em curto espaço de tempo. Essa condição de chuva, se alterna a momentos de melhoria em que o sol aparece e a temperatura se eleva, trazendo uma sensação de calor e abafamento. A mínima deve ficar próxima de 21°C e a máxima pode chegar a 30°C. Vento fraco de quadrante oeste.
Domingo (18)
A atuação do transporte de umidade do oceano mantém a presença de muitas nuvens com algumas rápidas aberturas de sol. Há condição para chuva fraca e isolada a qualquer momento do dia. A previsão indica temperatura mínima próxima de 21°C e a máxima que não deve passar de 30°C. Vento fraco de oeste passando para leste.
Segunda-feira (19)
O transporte de umidade do oceano mantém a presença e variação de nebulosidade com condição para chuva fraca e isolada a qualquer momento do dia. Já na terça-feira, a circulação marítima perde intensidade e o sol aparece em meio a variação de nuvens por períodos mais prolongados ao longo do dia, deixando a tarde mais aquecida.
Fonte: AlertaBlu