A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica e do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC), alerta que Santa Catarina já possui 168 casos de Febre do Oropouche. Entre os municípios afetados, Blumenau registrou 10 casos confirmados, se posicionando como a terceira do estado.
A informação foi confirmada em uma nota técnica divulgada nesta terça-feira (23/07/24). Os primeiros casos no estado foram confirmados no final de abril em Botuverá e depois Luiz Alves, esta última a cidade mais afetada.
Para enfrentar a situação, as Secretarias Municipais de Saúde, em conjunto com o Estado, desenvolverão ações complementares. Entre elas, estão a sistematização das informações dos casos suspeitos e confirmados, além da coleta de vetores para levantamento entomológico. Haverá também o encaminhamento de amostras para testagem pelo Lacen/SC, com o objetivo de fortalecer a vigilância da doença.
Os sintomas da Febre do Oropouche são semelhantes aos da dengue e chikungunya: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia. Não há tratamento específico, e os pacientes devem permanecer em repouso, recebendo tratamento sintomático e acompanhamento da rede municipal de saúde.
Conforme o Ministério da Saúde, a Febre do Oropouche (FO) é uma doença causada por um arbovírus. A transmissão da Febre Oropouche é feita principalmente por mosquitos, sendo o principal o Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora, embora outros vetores tenham sido envolvidos na transmissão como o Culex quinquefasciatus.
Casos confirmados de febre do oropouche por município:
- Luiz Alves: 88
- Botuverá: 37
- Blumenau: 10
- Schroeder: 7
- Brusque: 7
- Ilhota: 6
- Corupá: 3
- Antônio Carlos: 2
- Tijucas: 2
- Benedito Novo: 1
- Canelinha: 1
- Guabiruba: 1
- Guaramirim: 1
- Jaraguá do Sul: 1
- São Martinho: 1
Concerto resgata a cultura musical dos primeiros imigrantes alemães na região de Blumenau