Os responsáveis por crianças e adolescentes que estudam na rede pública e privada de Blumenau receberam o auxílio de uma ferramenta importante para a emissão da declaração de vacina. A partir de agora, os pais e responsáveis podem emitir o documento necessário para matrícula e rematrícula escolar, no site da Prefeitura de Blumenau.
Basta clicar aqui e depois no botão “declaração vacinal”. Caso seja necessário atualizar a caderneta de vacinação, uma mensagem aparecerá na tela “Você possui uma ou mais vacinas em aberto. Procure uma unidade de saúde para regularizar a situação e emitir o certificado de vacinação” orientando que o usuário vá até a unidade de saúde de referência para fazer as vacinas que faltam.
Lembrando que se a criança ou adolescente recebeu alguma vacina em outra cidade e não informou a unidade de saúde de referência, será necessário se dirigir até uma unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) ou Ambulatório Geral da Família (AGF) para que os servidores façam a inclusão da dose da vacina no sistema.
A ferramenta tem por objetivo evitar que as pessoas se desloquem até uma unidade de saúde. No mesmo link, no botão “validar declaração de vacina” também é possível consultar a autenticidade da declaração emitida, caso seja necessário.
Declaração de vacina
Em junho, o prefeito Mário Hildebrandt assinou o decreto n. 13.865 que torna obrigatória a apresentação do atestado de vacinação de crianças e adolescentes no ato da matrícula ou rematrícula nos estabelecimentos de ensino públicos ou privados em Blumenau.
Vale ressaltar que a obrigatoriedade da comprovação de vacinas segue as recomendações do Ministério da Saúde. Desta forma, a vacina contra a Covid-19, por exemplo, que não é considerada obrigatória, não entra no rol de vacinas exigidas no atestado de vacinação para as escolas.
Fonte: Prefeitura de Blumenau