A Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), por meio do Programa de Controle do Tabagismo encerrou no último dia 30 de junho, um cadastro on-line para pessoas que querem parar de fumar. Durante o mês de junho, 400 moradores de Blumenau demonstraram interesse em aderir ao tratamento. Nos próximos dias, equipes da Semus farão contato com os usuários para passar informações sobre o tratamento gratuito oferecido pela rede pública de saúde.
O tratamento tem duração de seis meses a um ano, de acordo com a especificidade de cada caso. Em 2021, 151 concluíram o tratamento e largaram o vício. O número representa aumento de 179% em relação a 2019. Quando naquele período 145 pessoas participaram do tratamento e 54 pararam de fumar.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que no Brasil, 428 pessoas morrem por dia por causa da dependência a nicotina, principalmente pelo câncer, doença cardíaca e doença pulmonar obstrutiva crônica. As pessoas que possuem o hábito de fumar, como também os fumantes passivos podem ter a saúde prejudicada ao longo dos anos.
Ampliação do serviço
O Programa de Controle do Tabagismo ampliou o acesso ao tratamento nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF), Ambulatórios Gerais da Família (AGF), no Centro de Saúde do Idoso (CSI), no Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e também no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (CAPS AD III) com a capacitação de servidores. O usuário que tiver interesse em participar das ações do Programa pode procurar a unidade de saúde em que possui cadastro para mais informações.
Fonte: Prefeitura de Blumenau