O dia 2 de Setembro, data de fundação de Blumenau está chegado. Durante todo ano, foi comemorado através de várias ações, o bicentenário de nascimento do biólogo, médico e naturalista Johann Friedrich Theodor Müller, que nasceu em 31 de março de 1822, na cidade de Erfurt, na Alemanha.
Para celebrar a ligação do também chamado Príncipe dos Observadores, com Blumenau, a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) procura parentes de Fritz Müller que gostariam de participar do tradicional desfile de aniversário. O evento acontece todos os anos no dia 2 de setembro, na Rua XV de Novembro, no Centro da cidade.
Fritz teve dez filhos com a esposa Carolina, mas apenas um menino, que acabou falecendo nas primeiras horas de vida. Das outras nove filhas, apenas três constituíram família e adotaram o sobrenome do marido. Por isso os netos não carregaram “Müller” no nome, mas pessoas com sobrenomes como Lorenz, Paul, Schmidt, Schneider, Altenburg entre outros, podem descender do famoso naturalista.
Os interessados podem entrar em contato com a professora Sueli Petry, até 20 de agosto, pelo telefone (47) 3381-6181.
As descendentes de Fritz Müller que casaram adotaram os sobrenomes dos maridos
O biólogo, médico e naturalista teuto-brasileiro Fritz Müller residiu na Colônia Blumenau desde 1852 e em Desterro (Florianópolis, SC), onde desenvolveu pesquisas relevantes no campo da botânica e da zoologia, colaborando na comprovação da teoria da evolução das espécies, proposta por Charles Darwin, de quem se tornou amigo e colaborador científico.
O tradicional desfile de aniversário da cidade está previsto para começar às 9h30. A participação de descendentes é mais uma forma de valorizar a programação do bicentenário de nascimento do naturalista alemão.
Com informações de Sérgio Antonello, da SECOM/BNU