Mesmo com o fechamento da Malwee, Cristallerie Strauss, Rovitex e tantas outras empresas que tiveram que reduzir seu quadro de pessoal, ainda teríamos o que comemorar. Sim, isso porque de acordo com dados divulgados pela prefeitura de Blumenau, o município lidera o ranking de geração de empregos em Santa Catarina de 2016.
Nos cinco primeiros meses, foram abertas 2.340 novas vagas de trabalho, o que posiciona a cidade em terceiro lugar na região Sul e oitavo no país. No ranking catarinense, depois de Blumenau, aparecem as cidades de Chapecó, com 938 novas vagas, e Timbó, com 913. No Sul do Brasil, a cidade está atrás apenas de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, ambas do Rio Grande do Sul, com 4.509 e 3.634 novas vagas, respectivamente.
Em maio, Blumenau registrou um déficit nos empregos, com 342 demissões a mais do que admissões. Mesmo assim, o número é menor que o comparável com o do ano passado, quando o déficit foi de 523. Isso não significa que está tudo maravilhoso, apenas que em outros lugares estaria pior.
Fonte: SECOM / Blumenau