Houve uma reviravolta nas eleições de 2024 nos Estados Unidos. Após inúmeros pedidos do partido e pesquisas a seu desfavor, o presidente Joe Biden anunciou neste domingo (21/07/24) que desistirá de concorrer à reeleição.
Em uma postagem na rede social X, Biden afirmou que, apesar de sua intenção de tentar um novo mandato, é do interesse do Partido Democrata e do país a retirada de sua candidatura. Ele garantiu que se concentrará em seu trabalho como presidente até o final de seu mandato, em janeiro de 2025.
“Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. Embora quisesse buscar a reeleição, acredito que o melhor para meu partido e para o país é que me afaste e me concentre em cumprir meus deveres até o final do mandato”, escreveu Biden em uma carta publicada na rede social.
Em outra postagem, declarou apoio à vice-presidente Kamala Harris para enfrentar Donald Trump nas eleições. “Minha primeira decisão como candidato em 2020 foi escolher Kamala Harris como minha vice. Hoje quero oferecer todo o meu apoio para que ela seja a indicada do nosso partido este ano”, afirmou Biden.
O anúncio veio após pressão pública e privada de parlamentares democratas e membros do partido para que desistisse da corrida, especialmente após desempenho fraco em um debate contra Trump.
Biden destacou os avanços dos últimos três anos e meio, incluindo expansão do acesso à saúde, legislação sobre armas e a nomeação da primeira mulher negra para a Suprema Corte.
Em um discurso de fim de mandato, enfatizou o fortalecimento da democracia e das relações internacionais dos EUA. “Os Estados Unidos nunca estiveram tão bem posicionados para liderar. Superamos uma pandemia e a pior crise econômica desde a Grande Depressão, protegemos nossa democracia e fortalecemos nossas alianças”.
Donald Trump, candidato republicano, disse à CNN que será mais fácil derrotar Kamala Harris nas eleições de novembro do que seria derrotar Joe Biden.
a vice-presidente, Kamala Harris, se pronunciou disse neste domingo (21) em uma rede social. Kamala disse que trabalhará para unir o partido Democrata e o país para vencer o candidato Republicano, o ex-presidente Donald Trump.
“Farei tudo o que estiver ao meu alcance para unir o Partido Democrata – e unir a nossa nação – para derrotar Donald Trump e a sua agenda extrema do Projeto 2025”, afirmou Kamala, que ainda pediu doação de recursos para a sua campanha. O Projeto 2025 citado, é o conjunto de proposições da direita conservadora dos EUA para remodelar o governo norte-americano. Essas propostas foram desenvolvidas pela instituição ultraconservadora Heritage Foundation.
Ao desistir de concorrer à Presidência do país, Biden manifestou seu apoio ao nome de Kamala para substituí-lo. Para concorrer à presidência dos Estados Unidos pelos democratas, no entanto, a vice-presidente ainda precisa ter sua indicação aprovada pelo partido.