A Associação de Amigos, Pais e Portadores de Mielomeningocele (AAPPA), que mantém um brechó em sua sede, irá promover um Megabazar entre os dias 6 e 10 de novembro. A entidade fica localizada na Rua 2 de Setembro, nos fundos da Praça do Cristaleiro, que fica na frente do Ginásio do Colégio EEB João Widemann, no bairro Itoupava Norte.
Durante os cinco dias, todas as roupas e acessórios do bazar serão comercializadas por apenas R$ 2,00. O bazar terá o mesmo horário do brechó, que fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30min, sem fechar para o almoço. São desde roupas femininas e masculinas, bolsas, sapatos, contos e bijuterias, todas em excelente estado de conservação. Os recursos serão revertidos ao trabalho da entidade.
Informações sobre a Mielomeningocele
Pior do que pronunciar o nome, é a doença, que é uma má formação neurológica. No Brasil nascem cerca de 10 mil crianças por ano. Esses bebês nascem com a medula exposta devido a uma alteração que se dá nas primeiras semanas de gestação, quando a medula, em formação não se fecha completamente.
A “Mielo” tem como principal sequela a hidrocefalia, chamada de cabeça d’água ou cabeça de balão, além de deformidades ortopédicas e paraplegia. A AAPPM em Blumenau atende mais de 60 pessoas nessas condições.
A criança com mielo precisa de acompanhamento médico, terapias e remédios para combater diariamente problemas nefrológicos, convulsivos e neurológicos, além e aparelhos ortopédicos e cadeiras de roda.