Após trabalhar 20 anos projetando pequenas embarcações na Marinha dos Estados Unidos, considerada uma das mais importantes do mundo, Donald Lee Blount fundou, em 1988, a sua própria empresa e revolucionou o mercado náutico mundial ao projetar embarcações capazes de navegar em alta velocidade com segurança.
Alguns modelos fabricados no Brasil possuem essa tecnologia construtiva, como é o caso dos barcos da Fishing Raptor, de São José (SC). A empresa está há mais de 25 anos no mercado e tem em seu portfólio diversas lanchas com cascos projetados por Blount.
“O desenvolvimento da indústria náutica brasileira é reflexo dos investimentos feitos pelos estaleiros, como a Fishing Raptor, que buscam evoluir constantemente. Hoje, nossa empresa produz 15 modelos, com tamanhos que variam de 26 a 50 pés, e todos os cascos da Fishing vieram dos Estados Unidos, grande parte com seus projetos desenvolvidos por Donald Blount”, comenta o engenheiro mecânico e CEO da Fishing Raptor, Fernando Assinato. “Para manter viva a história deste grande projetista que olhou pela marca com tanta admiração, estamos em constante evolução e queremos manter o DNA e, para isso, essa tecnologia também será implantada na nossa nova embarcação de 50 pés”, completa o executivo.
No caso da Fishing Raptor, a embarcação é produzida em fibra de vidro, principal material para a concepção destes modelos de barcos, bem como de lanchas e iates de luxo. Além da fibra de vidro, o projetista, que faleceu em 2022, aos 87 anos, fazia serviços de consultoria aos projetos e gerenciamentos de construção de grande variedade de barcos, como a motor e também de alumínio. Atualmente, o legado de Blount é mantido na empresa que ele fundou, a DLBA Naval Architecture, que já soma mais de 1200 projetos concluídos em todo o mundo.
Além do conhecimento de Blount, o estaleiro brasileiro desenvolveu uma tecnologia própria que torna o casco insubmergível. “Todos os barcos da Fishing resistem a fortes impactos e essa tecnologia traz ainda mais segurança durante a navegação, pois impede que a embarcação afunde mesmo se partir ao meio. Somos os únicos no Brasil com este diferencial”, comenta Assinato.
Modelos da Fishing Raptor projetados por Donald Blount:
Fishing 350 Saint Tropez
Com 10,67 metros de comprimento, o equivalente a 35 pés, a Fishing 350 Saint Tropez tem largura máxima superior a 3 metros. O casco, desenvolvido pelo engenheiro norte-americano, possui ângulo de 24,5 graus na popa, que garante maior velocidade e facilidade de quebrar as ondas do mar.
O barco acomoda confortavelmente até 12 pessoas durante as navegações. Conta com 2 camas (proa e meia-nau), banheiro fechado e o acesso ao pavimento inferior se dá por meio de escadas no lounge principal do barco. Quanto à motorização, pode ter dois motores de popa de 250hp ou dois de 400hp (centro-rabeta).
Fishing 410 Saint Tropez
A Fishing 410 Solarium, com quase 12,50 metros de comprimento e capacidade de receber até 14 passageiros. A largura do barco supera os 3,40 metros e a angulação da popa é de 28 graus, ideal para navegações oceânicas, pois garante maior estabilidade. A motorização varia de 2 a 3 motores, com potências de 300 a 400hp, que possibilitam à embarcação ultrapassar os 110km/h (cerca de 60 nós).
O interior conta com banheiro fechado, além de ter cozinha totalmente equipada e sala de jantar que também vira cama de casal na proa. Possui ainda uma cabine privativa para até 2 pessoas.
Sobre a Fishing Raptor
Localizada em Santa Catarina, a Fishing Raptor é a principal fabricante de lanchas de lazer e esportes náuticos do país, com modelos de 26 a 50 pés. Segundo a empresa, todas as embarcações atendem aos controles de qualidade e seguem as normas marítimas e de segurança internacionais.