Barcos fabricados em SC trazem assinatura exclusiva de projetista norte-americano

Reconhecido pela náutica global por construir barcos a motor de alta velocidade, trabalhou por 20 anos na Marinha dos Estados Unidos (USN) até abrir sua empresa ao final da década de 80.

Após trabalhar 20 anos projetando pequenas embarcações na Marinha dos Estados Unidos, considerada uma das mais importantes do mundo, Donald Lee Blount fundou, em 1988, a sua própria empresa e revolucionou o mercado náutico mundial ao projetar embarcações capazes de navegar em alta velocidade com segurança.

Alguns modelos fabricados no Brasil possuem essa tecnologia construtiva, como é o caso dos barcos da Fishing Raptor, de São José (SC). A empresa está há mais de 25 anos no mercado e tem em seu portfólio diversas lanchas com cascos projetados por Blount.

“O desenvolvimento da indústria náutica brasileira é reflexo dos investimentos feitos pelos estaleiros, como a Fishing Raptor, que buscam evoluir constantemente. Hoje, nossa empresa produz 15 modelos, com tamanhos que variam de 26 a 50 pés, e todos os cascos da Fishing vieram dos Estados Unidos, grande parte com seus projetos desenvolvidos por Donald Blount”, comenta o engenheiro mecânico e CEO da Fishing Raptor, Fernando Assinato. “Para manter viva a história deste grande projetista que olhou pela marca com tanta admiração, estamos em constante evolução e queremos manter o DNA e, para isso, essa tecnologia também será implantada na nossa nova embarcação de 50 pés”, completa o executivo.

No caso da Fishing Raptor, a embarcação é produzida em fibra de vidro, principal material para a concepção destes modelos de barcos, bem como de lanchas e iates de luxo. Além da fibra de vidro, o projetista, que faleceu em 2022, aos 87 anos, fazia serviços de consultoria aos projetos e gerenciamentos de construção de grande variedade de barcos, como a motor e também de alumínio. Atualmente, o legado de Blount é mantido na empresa que ele fundou, a DLBA Naval Architecture, que já soma mais de 1200 projetos concluídos em todo o mundo.

Além do conhecimento de Blount, o estaleiro brasileiro desenvolveu uma tecnologia própria que torna o casco insubmergível. “Todos os barcos da Fishing resistem a fortes impactos e essa tecnologia traz ainda mais segurança durante a navegação, pois impede que a embarcação afunde mesmo se partir ao meio. Somos os únicos no Brasil com este diferencial”, comenta Assinato.

Modelos da Fishing Raptor projetados por Donald Blount:

Fishing 350 Saint Tropez

Fishing 350 Saint Tropez | Foto: divulgação

Com 10,67 metros de comprimento, o equivalente a 35 pés, a Fishing 350 Saint Tropez tem largura máxima superior a 3 metros. O casco, desenvolvido pelo engenheiro norte-americano, possui ângulo de 24,5 graus na popa, que garante maior velocidade e facilidade de quebrar as ondas do mar.

O barco acomoda confortavelmente até 12 pessoas durante as navegações. Conta com 2 camas (proa e meia-nau), banheiro fechado e o acesso ao pavimento inferior se dá por meio de escadas no lounge principal do barco. Quanto à motorização, pode ter dois motores de popa de 250hp ou dois de 400hp (centro-rabeta).

Fishing 410 Saint Tropez


A Fishing 410 Solarium, com quase 12,50 metros de comprimento e capacidade de receber até 14 passageiros. A largura do barco supera os 3,40 metros e a angulação da popa é de 28 graus, ideal para navegações oceânicas, pois garante maior estabilidade. A motorização varia de 2 a 3 motores, com potências de 300 a 400hp, que possibilitam à embarcação ultrapassar os 110km/h (cerca de 60 nós).

O interior conta com banheiro fechado, além de ter cozinha totalmente equipada e sala de jantar que também vira cama de casal na proa. Possui ainda uma cabine privativa para até 2 pessoas.

Sobre a Fishing Raptor

Localizada em Santa Catarina, a Fishing Raptor é a principal fabricante de lanchas de lazer e esportes náuticos do país, com modelos de 26 a 50 pés. Segundo a empresa, todas as embarcações atendem aos controles de qualidade e seguem as normas marítimas e de segurança internacionais.