O Procon Blumenau registrou quase 13 mil atendimentos entre janeiro e junho de 2023. Segundo o órgão, dos 2.407 processos abertos, 1.119 foram arquivados, dos quais 1.055 por estarem solucionados. São em média, 120 reclamações por dia.
As empresas que mais causam problemas nessa relação de consumo são os bancos, empresas de telefonia e revendas de veículos. Esses segmentos lideram os 12.933 atendimentos registrados no Procon de Blumenau.
Apesar da descentralização através da unidade móvel, a maioria dos moradores ainda preferem ir até a sede do órgão para formalizar uma irregularidade: foram 8.604 nesses seis meses.
Em relação ao Procon Móvel, foram registradas 327 reclamações em duas intendências. Na do Garcia, 529, seguida pela Vila Itoupava com 139. O coordenador do órgão, Alexandre Caminha, informou que a Prefeitura está desenvolvendo internamente um programa para viabilizar o atendimento online.
Uma ferramenta semelhante já é usada através do WhatsApp do Consumidor (47 3381-7151), que recebeu 2.863 solicitações neste ano. O denunciante de qualquer região da cidade pode enviar fotos e texto simples, informando a sua queixa. A resposta deve vir em no máximo 24 horas.
Durante o ano de 2022, foram realizados 34.329 atendimentos, sem levar em conta as solicitações por telefone e e-mail. O levantamento apontou uma média de 144 atendimentos diários, somando mais de cinco mil processos abertos.
Confira o ranking dos setores com maior número de reclamações em Blumenau:
- Bancos (empréstimos consignados, cartões e problemas relacionados)
- Telefonia (planos, cobrança indevida, promessas de alterações de planos para um valor menor)
- Revenda de veículos (garantia do veículo de um modo geral)
- Garantia de produtos e serviços em geral
- Seguradoras / Proteção veicular