Bancada catarinense quer BR-470 como prioridade no Orçamento da União

Foto: Rafael Pezenti
Foto: Rafael Pezenti

 

Lideranças políticas do Vale do Itajaí se reuniram no gabinete do senador Dário Berger (PMDB/SC), nesta quarta-feira (16/8/17), para garantir que as obras de duplicação da BR-470, entre Navegantes e Indaial, estejam asseguradas no Orçamento Geral da União. O senador catarinense é o presidente da Comissão Mista de Orçamento, que elabora a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2018. O encontro foi solicitado pelo prefeito de Botuverá e presidente da AMMVI, José Luiz Colombi, pré-marcado pelo deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB/SC).

“O principal entrave, neste momento, são as indenizações das desapropriações dos terrenos às margens da rodovia. É preciso assegurar dotação orçamentária para este fim. Caso contrário, as obras não avançarão”, alertou Peninha. De acordo com Dário, a comissão tem feito grande esforço para carimbar recursos àquela que ele considera a obra mais importante de Santa Catarina: “Desde que cheguei ao Senado estou no meu pique máximo para agilizar o alargamento da BR-470, e tenho certeza que toda a nossa bancada também está. Na condição de presidente da CMO, farei o possível para corrigir injustiças como esta e garantir que haja dinheiro para terminar a duplicação”.

 

Foto: Letícia Schlindwein

 

Também participaram da audiência, o deputado federal e coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, João Paulo Kleinübing (PSD/SC), o senador Dalírio Beber (PSDB/SC), além de vereadores de Ituporanga e Botuverá.

“Felizmente, durante o período que eu estive a frente do Fórum Parlamentar Catarinense, pude perceber que a demanda da BR 470 tem o apoio de 100% dos parlamentares federais, que tornaram a sua duplicação, pauta prioritária e constante em inúmeras idas aos ministérios, ao governo federal, ou quando levamos o Ministério dos Transportes e o governo federal para conhecer e sobrevoar os gargalos da obra in loco”, reiterou o senador Beber.

A bancada se reúne em Blumenau na segunda-feira (21), com o diretor do Programa de Concessões de Rodovias do Ministério dos Transportes, Fábio Freitas, e também com instituições, empresas e prefeitos do Vale do Itajaí. A promessa do ministério é que até dezembro deste ano, aconteça a audiência pública para a concessão da BR-470.