A Prefeitura de Balneário Camboriú (SC) inaugura no dia 28 de junho, o Complexo Neurossensorial Casa do Autista, um centro público especializado no diagnóstico e tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Localizado na Alameda Delfim de Pádua Peixoto, no bairro dos Municípios, o complexo será apresentado ao público em uma solenidade às 10 horas, seguida de visitação orientada.
Com um investimento superior a R$ 6,75 milhões, o complexo é destinado ao atendimento gratuito de crianças autistas residentes na cidade, abrangendo também seus familiares e escolas. O centro tem capacidade para atender até 200 crianças por dia e inclui o maior jardim neurossensorial da América Latina, além de um robô interativo operado por inteligência artificial para promover inclusão e qualidade de vida.
A estrutura de 3,8 mil m² é baseada na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), método terapêutico que foca no reforço de comportamentos positivos. O complexo oferece diagnóstico, atendimento multiprofissional, medicina integrativa, formação para pais e responsáveis, capacitação para a rede escolar, além de um centro de convivência e um centro de altas habilidades.
As instalações incluem consultórios, áreas administrativas, laboratórios e espaços inovadores como o jardim e a sala sensorial para a estimulação dos sentidos, além de uma sala de psicomotricidade e uma minicidade para experiências cognitivas e sociais. Salas temáticas como Lego, Gamer, Toy Story, Mundo e Jurássica foram planejadas para facilitar a percepção das funcionalidades oferecidas.
Os serviços do complexo contemplam crianças de 3 a 12 anos diagnosticadas com autismo de nível 1 ou 2, atendendo no contraturno escolar mediante cadastro na rede municipal de saúde. Entre as áreas de atuação estão Psicologia, Fonoaudiologia, Psicomotricidade, Terapia Ocupacional, Nutrição, Assistência Social, Assistência Jurídica, Intervenção Pedagógica, Educação Física e Psiquiatria.
Todos os profissionais que atuarão no complexo passam por capacitação em ABA, garantindo uma abordagem integrada e qualificada no atendimento.
“Estamos proporcionando à comunidade autista serviços promotores de inclusão e maior qualidade de vida”, destacou o prefeito Fabrício Oliveira, reforçando a importância do combate ao preconceito na percepção das capacidades dos autistas.