Balneário Camboriú terá “Consultório na Rua” para moradores em vulnerabilidade

Iniciativa visa oferecer assistência integral à saúde com equipe multiprofissional itinerante para quem vive nessa situação.

A Prefeitura de Balneário Camboriú informou nesta terça-feira (18/02/25) que está implantando o Consultório na Rua, serviço que levará atendimento de saúde diretamente à população em situação de rua. A solicitação foi feita há 20 dias, e a Secretaria de Saúde está organizando os trâmites para iniciar os atendimentos.

A equipe será composta por médico, técnico de enfermagem, psicólogo e assistente social, que percorrerão a cidade em um veículo adaptado. O objetivo é oferecer atenção integral à saúde dessa população, seguindo diretrizes do Ministério da Saúde.

A secretária de Saúde, Aline Leal, explicou que Balneário Camboriú já havia sido habilitada no programa em 2023, mas perdeu o serviço por falta de produção. Agora, a administração municipal solicitou novamente a inclusão no programa.

Além do Consultório na Rua, o município mantém a Casa de Passagem, que oferece alimentação, higiene e encaminhamentos para tratamento de dependência química, retorno à cidade de origem ou oportunidades de emprego pelo Sistema Municipal de Emprego (SIME). A previsão é de que o novo serviço comece a operar em breve.