Desde o dia 22 de agosto, ocorre a obra de alargamento da faixa de areia no trecho sul da Praia Central, em Balneário Camboriú. A área de 2 Km, que abrange desde a Rua 3700 até o molhe da Barra Sul, deve ficar pronta nesta sexta-feira (17/09/21), de acordo com a prefeitura.
Na ponta, anexo ao molhe, uma área maior, de 44 mil metros quadrados, está sendo formada conforme previsto no projeto da recuperação da faixa de areia. Com a finalização desta parte da obra, e enquanto é retirada a tubulação que foi usada para levar a areia do fundo do mar, a draga Galileo Galilei será reabastecida.
A embarcação seguirá até o porto de Paranaguá, no Paraná, de onde deve retornar em três dias. Em seguida recomeça o trabalho de alargamento na altura da Rua 3.700, desta vez em direção ao Pontal Norte.
O processo de retirada da tubulação no trecho sul, e a liberação desta parte da praia, deve ser finalizada em cerca de 10 dias. Nesse período, será feita a conformação da inclinação da praia para seguir as suas características originais.
O preenchimento da praia, da Rua 3700 em direção ao Centro, será feito com a linha que liga à draga a orla na mesma posição em que está atualmente. Quando o preenchimento chegar na altura da Rua 2200, entretanto, a linha de tubos será flutuada e removida a ponta que fica em terra até o trecho de praia diante da Rua 2200, começando em seguida a dragagem daquele ponto em direção ao Pontal Norte, até completar o preenchimento de toda praia.
Essa remoção da ponta da tubulação principal da 3700 até a 2200 é necessária para que o material que vem impulsionado da draga chegue mais rápido e facilmente até o Pontal Norte. A previsão para terminar a obra continua sendo novembro deste ano.
Com informações de Ivan Rupp, jornalista da Prefeitura de Balneário Camboriú.